Laboratórios do Departamento de Solos da FCA/Unesp estão entre os melhores do Brasil, mostra avaliação

Os laboratórios do Departamento de Solos e Recursos Ambientais da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, estão entre os melhores do país em sua área de atuação.

A qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios tem sido atestada por dois dos principais programas do país voltados para a avaliação da exatidão e confiabilidade de análises laboratoriais. Os resultados referentes a 2018 e divulgados no final de fevereiro de 2019 confirmam, uma vez mais, o bom trabalho feito na FCA.

Em operação desde 1984, o Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) permite que laboratórios de análise de solos para fins agrícolas afiram seus resultados nos seguintes conjuntos analíticos: análise básica de solo para recomendação de adubação e calagem, análise de micronutrientes em solos e análise granulométrica em solos. Atualmente, 136 instituições públicas e privadas submetem seu trabalho ao programa do IAC.

Em 2018, os laboratórios do Departamento de Solos e Recursos Ambientais da FCA ficaram em 5º lugar nas análises básicas do solo, com um índice de excelência de 96%. Com relação a análises de micronutrientes, os 98% de índice de excelência garantiram um 3º lugar na classificação do IAC. Por sua vez, nas análises granulométricas, a FCA ficou em 2º lugar, com 99% de índice de excelência.

O Laboratório de Nutrição Mineral de Plantas, também pertencente ao Departamento de Solos e Recursos Ambientais da FCA, foi avaliado pelo Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (Piatv), criado em 1982 por pesquisadores da Esalq/USP e do IAC, e obteve 96,6% de índice de excelência e conceito A. O Piatv não classifica os laboratórios avaliados.

O professor Iraê Amaral Guerrini, chefe do Departamento de Solos e Recursos Ambientais da FCA, comemorou os resultados. “Todos os anos nos submetemos a essas avaliações e temos tido ótimos resultados. Independentemente de classificações, nossos índices de excelência são sempre muito altos, garantindo que nossos laboratórios trabalham muito bem e produzem resultados confiáveis”.