Laboratório de Realidade Virtual da FATEC Botucatu conquista 2 registros de Programas de Computador pelo INPI

Educação
Laboratório de Realidade Virtual da FATEC Botucatu conquista 2 registros de Programas de Computador pelo INPI 23 fevereiro 2018

Diante da crescente evolução tecnológica e contínua demanda por novas técnicas de aprendizagem, os Professores da FATEC Botucatu, Rafael Pilan (doutorando na UNESP-IBB em Biotecnologia) e Vicente Cornago (mestrando na UNESP-FCA, em Energia na Agricultura) com sua equipe de alunos do Curso de ADS matutino, após um ano de início de trabalho no Laboratório de Realidade Virtual, conquistaram 2 de registros de programas de computador pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pelos programas desenvolvidos para os Cursos de Radiologia e Agronegócio. Este tipo de tecnologia possibilita a sensação de imersão e interatividade com ambientes artificiais.

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO EM REALIDADE VIRTUAL PARA MODELOS ÓSSEOS ATRAVÉS DO UNITY

A realidade virtual (RV) pode cooperar no aprendizado do aluno, agregando valor como uma ferramenta de disponibilização de conteúdo de forma intuitiva.

É uma “interface avançada do usuário” para acessar aplicações executadas em um computador, tendo como características a visualização de modelos em 3D e movimentação em ambientes tridimensionais em tempo real.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo para facilitar o entendimento e aprendizado de modelos ósseos utilizando a RV.

DESENVOLVIMENTO DE UM TRATOR PARA PLANTIO EM REALIDADE VIRTUAL

O projeto consiste em um mapa onde há uma área determinada para plantio, em que o objetivo é simular a semeadura. Nesta operação, o usuário terá que conduzir o trator pela área preparada para receber as sementes e controlar a altura da semeadora, de modo que ela seja acionada no momento correto da deposição. Além disso, o programa simula outros objetivos básicos que são de grande valor para uma boa operação logística e agronômica.

O registro confere o direito de impedir terceiro, sem consentimento, de produzir, usar, colocar à venda, vender ou importar o processo patenteado. Aos titulares do registro é assegurado ainda o direito de obter indenização pela exploração indevida de seu produto ou processo registrado.

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Entre os serviços do INPI, estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento