Um grupo de 38 jovens que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Botucatu participa na próxima quinta-feira (15/08) da primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).
A prova integra o Programa Ciências na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), e será dividida em duas fases.
No centro da Fundação, 15 adolescentes estão inscritos para participarem da prova do 9° ano do ensino fundamental e 23 jovens participarão das provas com conteúdo voltado para os três anos do ensino médio.
Nesta terça-feira (13/08) os estudantes realizaram um simulado para a Olimpíada e também houve uma revisão com enfoque nos conteúdos que cairão na prova como astronomia, biologia, física e química.
Cada ano escolar corresponderá a uma categoria: Nível A (para estudantes do 9º ano), Nível B (para estudantes do 1º do ensino médio), Nível C (para estudantes do 2º ano do ensino médio) e Nível D (para estudantes do 3º ano do ensino médio).
A segunda fase está prevista para ocorrer em 21 de setembro e os jovens da Fundação farão o exame dentro do próprio centro. Os temas abordados serão os mesmos da primeira fase, porém, poderá haver uma prova experimental extra.
A premiação dos vencedores acontecerá em dois níveis: nacional e estadual. Serão distribuídas mais de cinco mil medalhas, divididas em ouro, prata, bronze, além de menções honrosas. Todos os estudantes também receberão certificados de participação.
Compartilhe esta notícia