Jovem da Fundação CASA de Botucatu participa da 2ª fase da Competição USP de Conhecimentos (CUCo)

Jovem da Fundação CASA participou: Prova aconteceu nesta quinta-feira (06/06); premiados do 3º ano do Ensino Médio terão isenção na taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2020

O jovem João (nome fictício) que cumpre medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Botucatu participou nesta quinta-feira (06/06) da segunda fase da Competição USP de Conhecimento (CUCo), um desafio criado pela Universidade de São Paulo (USP) para estudantes da rede pública do Estado de São Paulo.

Ao total, foram 76 adolescentes participantes da prova em 26 centros socioeducativos da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo.

As provas ocorreram nas escolas em que os alunos estão matriculados. A Competição é aberta a estudantes das três séries do Ensino Médio. O estudante do 3º ano que for o vencedor na própria escola receberá, entre os prêmios, a isenção da taxa de inscrição no vestibular da FUVEST 2020.

A CUCo incentiva alunos da rede pública paulista tanto a ingressar nos cursos de graduação da USP quanto a melhorar nas disciplinas exigidas nos processos seletivos de acesso ao Ensino Superior. A iniciativa é parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Universidade com a Secretaria do Estado da Educação.

Os jovens participantes da Fundação CASA cumprem medida nas cidades de São Paulo (2), Itaquaquecetuba (6), Arujá (2), Guarulhos (2), Campinas (3), Ribeirão Preto (1), Sertãozinho (4), Jacareí (4), São José dos Campos (3), Taubaté (1), Lorena (4), Araçatuba (3), Mirassol (3), Cerqueira César (25), Bauru (4), Botucatu (1), Iaras (4), Itanhaém (1), Mongaguá (2) e São Vicente (1).

Os adolescentes da CASA realizaram as provas nas escolas vinculadoras. A exceção será para aqueles que estão internados nos três centros de Cerqueira César – CASA Anita Garibaldi (11), CASA Feminino Cerqueira César (6) e CASA João Paulo II (9) – que terão a prova aplicada por professores nos próprios centros.

Na Fundação CASA, a educação escolar dos adolescentes na internação, internação provisória e internação sanção é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação, sendo eles e elas matriculados em escolas da rede pública estadual e tendo as aulas com os professores nos centros socioeducativos.
A segunda fase da Competição será uma prova com 45 questões de múltipla escolha, nas disciplinas de português, matemática, ciências e atualidades. Os participantes terão até três horas para responder as perguntas.