O evento aconteceu das 8h30 às 21h30 e reuniu 1.249 estudantes
Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu realizou a 16ª edição do “Venha conhecer o IB”, um evento voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de Botucatu e região, que visitaram a universidade para conhecer os cursos de graduação oferecidos pelo instituto.
Em 2024, o evento contou com a participação de 1,249 estudantes, que, ao longo do dia, visitaram os estandes dos 4 cursos de graduação e participaram de atividades interativas realizadas pelos docentes e discentes da universidade.
Para o vice-diretor do IBB, professor Willian Fernando Zambuzzi, o evento é uma importante oportunidade de abrir as portas do Instituto e mostrar tudo o que é feito dentro das salas de aulas e laboratórios de pesquisa. “É um momento bastante especial, pois realmente mostra que o IBB faz parte da sociedade, uma sociedade que precisa entender que a universidade cumpre o seu papel do ponto de vista social, encurtando as distâncias entre as classes, ao mesmo tempo em que transforma as demandas trazidas da sociedade em pesquisas. Esse processo de gerar o conhecimento acaba sendo iniciado no Venha Conhecer o IB, um dia bastante especial para nós, pois projetamos o futuro do IBB e do estado de São Paulo”, afirmou o dirigente.
Futuro da universidade
Durante o evento, os estudantes e participantes foram guiados por discentes de graduação do IBB, que atuaram como “monitores volantes”, tirando dúvidas dos jovens, apresentando a estrutura do IBB e orientando as turmas para que todos participassem das atividades oferecidas pela programação do evento, que incluiu uma visita ao Museu de Anatomia, à Central de Salas de Aula, e a diversos estandes no Espaço IB Eventos.
O professor Renato Ferretti, presidente da Comissão Organizadora da 16º edição do “Venha Conhecer o IB”, destaca a importância de promover ações práticas entre os estudantes do ensino superior com os jovens do ensino médio para a universidade. “O evento é um marco do nosso trabalho! Nós nos organizamos para fazer uma articulação entre coordenação de curso e os próprios estudantes de graduação, para que eles se preparem para trazer o que eles fazem em sala de aula e apresentar para comunidade. Aqui, eles têm a oportunidade de apresentar experimentos de maneira prática e objetiva, podendo motivar esses jovens a escolherem a área que, muitas vezes, está adormecida dentro deles. Treinar os nossos estudantes para que eles possam receber a comunidade é ter o IBB de portas abertas não apenas um dia, mas para vida deles”, destacou o professor.
Para Enya Julia Zucari, discente do curso de nutrição do IBB, poder participar do evento como monitora volante e compartilhar com os jovens todas as oportunidades que a universidade tem a oferecer, é gratificante. “Quando eu estava no ensino médio, me sentia perdida, não sabia direito o que fazer. Fiquei muitos anos fazendo cursinho até descobrir o que realmente eu faria de fato na faculdade. Então, ter esse contato com os alunos é muito enriquecedor. Aqui no evento, eles conseguem ter contato direto com os projetos, podem entender a importância de fazer extensão na faculdade e participam um pouquinho das pesquisas, o que é realmente importante para que eles tenham noção do que é universidade em si e conhecer mais sobre o curso que eles vão escolher”, compartilhou a estudante.
Extensão para além da universidade
Para a vice-presidente da Comissão Organizadora da 16º edição do evento, professora Raquel Fantin Domeniconi, o projeto é um sucesso, principalmente por auxiliar os jovens na escolha do curso para o ensino superior, conhecendo mais sobre a graduação, pós-graduação e a atuação do IBB no meio acadêmico. “Quando esses alunos que vêm para o Instituto de Biociências conhecer os cursos de graduação, eles encontram cenários montados, onde eles conseguem observar atividades que são desenvolvidas dentro desses cursos e despertar o interesse neles, para que eles prestem o nosso vestibular e façam parte da nossa comunidade IBB”, afirmou a docente.
Uma oportunidade única para os jovens
Abrir as portas da universidade para acolher os jovens do ensino médio é romper a barreira social que existe entre eles e apresentar para os estudantes um novo mundo de possibilidades acadêmicas. Para Natália Bosco Talamonte, professora da Escola Estadual Napoleão Corulli, de Pardinho, o evento é muito importante, pois apresenta para o aluno a realidade da universidade. “Muitas vezes essa realidade universitária é muito distante dos estudantes, principalmente da escola pública. Além disso, também incentiva o estudante a querer ter um projeto de vida, uma continuidade dos seus estudos. Saber que existe essa possibilidade muito próxima deles, de continuar os estudos em uma universidade pública, é inspirador como professora”, afirma Natália.
Isaac Nunes Aranda, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola José Pedretti Netto, compartilhou a apresentação dos discentes de graduação do IBB foram dinâmicas e atrativas. “Aqui no Venha conhecer o IB a gente conhece mais sobre a faculdade, consegue ter uma ideia de qual curso seguir, qual carreira escolher. Na escola, a gente fica meio limitado e aqui a gente consegue ter bastante ideia de como funcionam os cursos e todas as coisas que podemos fazer depois da escola”, conclui o jovem.
Compartilhe esta notícia