A inauguração do LAS faz parte da programação do Jubileu de Prata do curso de Nutrição do IBB
No início do mês de junho, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) – Câmpus de Botucatu inaugurou o Laboratório de Análise Sensorial (LAS), localizado na Central de Aulas IBB. O laboratório é um projeto realizado por meio de edital do Prograd – Programa de Excelência da Graduação: infraestrutura para o ensino e o início oficial das suas atividades fez parte da programação do Jubileu de Prata em comemoração aos 25 anos do curso de Nutrição do IBB.
O Laboratório de Análise Sensorial (LAS) do IBB foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes, docentes e pesquisadores um ambiente com estrutura completa para a realização de análises sensoriais químicas, explorando as sensações dos sentidos humanos para o desenvolvimento e estudo de produtos alimentícios, como teste de aceitabilidade sensorial.
O laboratório atenderá atividades didáticas e de extensão desenvolvidas durante as aulas de graduação, estudos da pós-graduação e demais atividades extensionistas da universidade. O LAS foi projetado ao lado do Laboratório de Nutrição e Dietética (LND) para proporcionar flexibilidade e praticidade na utilização de equipamentos e utensílios que auxiliarão as atividades no LAS, como o preparo das amostras e um espaço para discussões em grupo.
O logo do Laboratório de Análise Sensorial foi projetado pelo estudante Alison De Jesus Pereira Vieira, aluno do 5º ano do curso de Nutrição do IBB, que utilizou elementos da análise sensorial em seu processo criativo.
Durante a cerimônia de inauguração do novo laboratório do IBB, o professor Vitor Augusto dos Santos Garcia, docente do Departamento de Horticultura da FCA, ministrou uma atividade sensorial para todos os presentes. O docente é líder do grupo de pesquisa “Inovações Tecnológicas no Desenvolvimento de Produtos de Origem Vegetal”.
Utilizando as novas instalações do Laboratório de Análise Sensorial, o professor Vitor preparou uma degustação de hambúrguer vegano de grão-de-bico com peixinho da horta. O produto utilizado na degustação faz parte do projeto intitulado “Produção e caracterização de Hambúrguer de grão de bico com adição de peixinho da horta”, que tem como objetivo incorporar diferentes concentrações de peixinho da horta no hambúrguer para o desenvolvimento de um produto com maior teor de proteínas e fibras.
A atividade de análise sensorial ministrada pelo professor teve como objetivo avaliar a aceitação do produto em relação a atributos importantes, como: cor, sabor, textura, odor e aparência global, e contou com o auxílio das alunas do curso de Nutrição do IBB Mariana Trovão da Silva, Alice do Amaral Petri, Renata Viana Labourdette Costa e Isabella Freire Machado.
“O Laboratório de Análise Sensorial no IBB é de grande importância para a formação prática dos estudantes, principalmente do curso de Nutrição, pois é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de novos produtos. O laboratório também possibilita a aplicação de diferentes testes sensoriais para a condução de pesquisas, promovendo a interação multidisciplinar entre os estudantes”, afirma o docente.
Compartilhe esta notícia