IB promove 1º Workshop Internacional de Isótopos Estáveis

 

 

O Instituto de Biociências da Unesp, campus Botucatu, promoverá nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, a primeira edição do Workshop Internacional de Isótopos Estáveis em Ciências da Vida. As inscrições seguem até o dia 1º de setembro no site www.inscricoes.fmb.unesp.br. Após essa data o valor para participação é diferenciado. O evento científico abordará sobre as aplicações de Isótopos Estáveis nas áreas de conhecimento em Meio Ambiente, Agrárias, Saúde e Biológicas realizado no Brasil.

Ele busca também integrar pesquisadores de vários países que atuam nas áreas de zoologia e ecologia isotópica, nutrição e produção animal, fisiologia vegetal e animal, alimentos e bebidas, metabolismo energético em humanos e de exames clínicos; além da temática da análise da razão isotópica dos elementos leves como o carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. Desta forma, o evento fortalece a pesquisa e vários programas de Pós-Graduação no Brasil que atuam nestas áreas de pesquisa.

A programação inclui um minicurso que discutirá os conceitos básicos de isótopos estáveis e suas diversas aplicabilidades, uma mesa redonda, apresentações de trabalhos científicos e palestras com profissionais de renome nacional e internacional. Destaque ao professor Dale Schoeller, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, referência mundial em estudos do metabolismo humano utilizando isótopos estáveis.

O encontro está diretamente ligado ao trabalho realizado pelo Centro de Isótopos Estáveis “Prof. Dr Carlos Ducatti”, unidade auxiliar do Instituto de Biociências e, consequentemente, aos diversos programas de Pós-Graduação que atuam no CIE. Mais informações sobre o workshop e as atividades do Centro de Isótopos Estáveis podem ser obtidas também na página da unidade no Facebook (facebook.com/centrodeisotopos) ou dentro do site do Instituto de Biociências (www.ibb.unesp.br).

Sobre o Centro de Isótopos Estáveis

O Centro de Isótopos Estáveis foi criado em 1989. Em 1994, o coordenador do CIE, Prof. Dr. Carlos Ducatti, obteve aprovação de projeto para construção de um prédio de 308m2, compra de um espectrômetro de massa de razão isotópica – IRMS, além de uma liquefatora que produz 3 mil litros de nitrogênio por mês. Tudo para realizar análises dos isótopos estáveis ambientais e auxiliar diversas linhas de pesquisas existentes no campus.

Isótopos estáveis são átomos que não emitem radiação, diferenciados por possuírem diferente número de neutros no núcleo do átomo. Eles podem ser úteis para caracterizar, marcar ou identificar a origem de uma amostra orgânica, bem como estudar os processos metabólicos.

Hoje, através da análise dos isótopos estáveis é possível, por exemplo, verificar adulterações em sucos, vinhos, cervejas ou méis. O CIE atua na pesquisa com os isótopos estáveis dos elementos químicos mais presentes na natureza, conhecidos pela sigla CHON’S (Carbono, Hidrogeno, Oxigeno, Nitrogênio e Enxofre), na forma de variação natural ou compostos enriquecidos, trabalhando com animal, vegetal ou humano.

A unidade atua em várias linhas de pesquisa e é estruturada com base em cinco objetivos principais:

– Realizar análises de isótopos estáveis para auxiliar a pesquisa em Ciências da Vida;

– Apoiar o ensino de graduação e pós-graduação com aulas teóricas e práticas sobre os princípios físicos e aplicações de isótopos estáveis, bem como, oferecer estágios e treinamentos a alunos;

– Realizar e apoiar atividades de extensão por meio da integração do conhecimento gerado em diferentes Departamentos do IBB;

– Realizar laudos técnicos utilizando análises de isótopos estáveis para órgãos oficiais e empresas privadas em benefícios das demandas prioritárias da comunidade;

– Fornecer nitrogênio líquido para as unidades locais da Unesp

Serviço

Centro de Isótopos Estáveis – “Prof. Dr. Carlos Ducatti” – CIE

Instituto de Biociências de Botucatu – Unesp

Rua Professor Doutor Antonio Celso Wagner Zanin, 250 – Distrito de Rubião Júnior

Secretaria: (14) 3880-0692

E-mail: [email protected]