IB da Unesp realiza cursos de férias para alunos do Ensino Médio de escolas públicas

Educação
IB da Unesp realiza cursos de férias para alunos do Ensino Médio de escolas públicas 26 janeiro 2017

 

Até o próximo sábado, 28 de janeiro, 250 alunos do Ensino Médio de escolas públicas participarão, no Câmpus de Botucatu da Unesp, de atividades que unem conhecimento, criatividade e diversão. Trata-se da 11ª edição dos cursos de férias que integram o Programa de Extensão Universitária “Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp: Interação entre Pós-Graduação e Ensino Básico”.

Em 2017, são oferecidas as capacitações “Experimentando Genética”, “Investigando a vida das plantas”, “Reprodução de A a Z”, “Do amarelão às picadas de cobra: um passeio pelas doenças tropicais”, “Virando a célula do avesso” e “A Ciência por trás das jaulas e gaiolas”, orientadas por professores e monitores (graduandos e pós-graduandos) do IB, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

Além de alunos do município de Botucatu, também foram selecionados para os cursos estudantes de Areiópolis, Anhembi, Bofete, Conchas, Laranjal Paulista, São Manuel, Pratânia e Tietê.

A abertura, que ocorreu na manhã desta segunda-feira no Anfiteatro do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, Câmpus de Botucatu, contou com as presenças do vice-diretor do IB, Wilson de Mello Júnior, da secretária de Educação de Botucatu, Lucilene Alves da Silva Cota,  da professora Sheila Canavese Rahal, representante da FMVZ, e da professora Adriane Pinto Wasko, coordenadora geral do Programa e vice-coordenadora da Rede Nacional de Educação em Ciência.

Na oportunidade, o vice-diretor do IB ressaltou o empenho de docentes e monitores na elaboração das atividades e o interesse dos alunos do Ensino Médio pela busca de novos conhecimentos no período de férias escolares.

“Divirtam-se essa semana. Sejam bem-vindos ao Instituto de Biociências”, declarou.

A secretária de Educação de Botucatu falou da satisfação e alegria em poder estar presente na abertura dos cursos e colaborar com o projeto. Já a representante da FMVZ salientou a participação do Programa de Pós-Graduação em Animais Selvagens a partir desta edição.

A professora Adriane destacou que os principais diferenciais do Programa são a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e o vínculo com programas de pós-graduação.

Ela também mencionou que há a intenção de que as atividades, ampliadas nos últimos anos no Câmpus de Botucatu, também sejam expandidas para outras unidades da Unesp. Adriane realizou ainda uma apresentação sobre a Rede Nacional de Educação em Ciência, da qual o Difundindo e Popularizando a Ciência na Unesp, é integrante.

A docente expôs que o primeiro curso de férias, semelhante ao realizado em Botucatu, ocorreu em 1985, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir de iniciativa do professor Leopoldo de Meis, falecido em 2014. Segundo ela, a Rede atualmente é composta por 32 grupos e 20 instituições de 14 estados brasileiros.

Após a abertura oficial dos cursos, houve apresentação teatral do grupo Alquimia, constituído por alunos do Instituto de Química do Câmpus de Araraquara da Unesp.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
FREIRE MOTOS
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO