IBB, FMB, FCA E FMVZ uniram-se para falar sobre ensino, pesquisa, extensão e sociedade
Nos dias 4 e 5 de dezembro, aconteceu o I Encontro de Extensão Universitária do Câmpus de Botucatu, um evento organizado pelas 4 unidades da Unesp na cidade: o Instituto de Biociência (IBB), a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). O objetivo do evento foi ampliar os horizontes da extensão universitária e mostrar que é impossível dissociar o ensino, a pesquisa e a sociedade.
Ocorrendo no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, a abertura do evento contou com a presença do professor Raul Borges Guimarães, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unesp e também dos vice-diretores Willian F. Zambuzzi (IBB); Pedro Lourenção (FMB), Caio Carbonari (FCA), Mário De Beni Arrigoni (FMVZ). Professor Raul conduziu a primeira palestra, abordando o assunto: Ações e Desdobramentos a partir da Carta de Intenções de Agudos. Dividida em etapas, a palestra contextualizou as origens do termo “extensão universitária”, passando pelos questionamentos: “para que fazer extensão?” e discorrendo sobre a pedagogia do educador Paulo Freire.
“Através das obras: Pedagogia do Oprimido e Extensão e Comunicação, conseguimos refletir sobre como aumentar o protagonismo do estudante na universidade, levando conhecimento crítico, através do diálogo humanizado”, explicou o professor Raul.
De acordo com o vice-diretor do IBB, professor Willian F. Zambuzzi, o encontro é um grande marco para todos aqueles que se envolvem com a universidade, independente da unidade da Unesp em Botucatu.
“Este evento é muito mais do que um simples encontro. Ele simboliza a força de uma extensão interdisciplinar, reforçando que a universidade está à disposição da sociedade. A integração das quatro unidades em Botucatu é um marco importante para todos aqueles que se envolvem com a Unesp e demonstra que, quando as unidades trabalham juntas, construímos diálogos que transcendem nossas práticas habituais, impactando a realidade acadêmica de maneira transformadora. Estamos fortalecendo a essência da Unesp, que é servir como agente de transformação, promovendo o pensamento crítico e a conscientização”, afirmou.
O I Encontro de Extensão Universitária contou ainda com outras palestras, mesa-redonda, sessão de comunicações orais, café com pôster e apresentação de música, com a Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências (OVVIB).
Compartilhe esta notícia