Gestores da Educação de Botucatu participam de formação sobre alfabetização responsável

Educação
Gestores da Educação de Botucatu participam de formação sobre alfabetização responsável 10 junho 2024

Na última sexta-feira, 06, Botucatu em parceria com o SESI-SP participou da primeira formação do PAR, Programa Alfabetização Responsável, que tem como objetivo proporcionar formação continuada aos gestores da rede pública de educação, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, assim como nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Este programa destaca a importância de garantir que o processo de alfabetização ocorra na idade apropriada, e busca engajar os dirigentes municipais nesse propósito.
 
Para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, as formações continuadas visam o aprimoramento por meio de experiências pedagógicas lúdicas e intencionais, utilizando situações reais de uso social da língua, como rodas de conversa, leitura de histórias, considerando as características individuais de cada criança para um desenvolvimento integral e significativo.
 
Já as formações continuadas para os  coordenadores  pedagógicos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental  têm como objetivo promover reflexões para potencializar as boas práticas existentes, estimulando uma postura pesquisadora e explorando estratégias e abordagens que reconheçam a importância da oralidade, leitura, escrita e linguagem matemática durante a alfabetização.
 
Para os gestores, diretores e coordenadores pedagógicos, as formações incluem práticas de liderança e conhecimento técnico dos processos, visando fornecer subsídios para analisar indicadores de qualidade, monitorar o processo de ensino e aprendizagem, e criar um ambiente alfabetizador tendo a oportunidade de refletir sobre metas e planos de ação para alcançar os objetivos das escolas e redes de ensino.
 
As formações possuem carga horária de 30h, sendo 16h presenciais e 14h remotas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento