FCA/Unesp forma 25ª turma de Engenharia Florestal e 48ª turma de Engenharia Agronômica

Educação
FCA/Unesp forma 25ª turma de Engenharia Florestal e 48ª turma de Engenharia Agronômica 13 dezembro 2016

No dia 09 de dezembro, a comunidade universitária da FCA celebrou a formatura dos concluintes da 25ª turma de Engenharia Florestal e 48ª turma de Engenharia Agronômica, no Ginásio Poliesportivo da Fazenda Experimental Lageado.

A solenidade, presidida pelo diretor da unidade, professor João Carlos Cury Saad, contou também com a presença das seguintes autoridades: professor Carlos Frederico Wilcken, vice-diretor da FCA; Milton Bosco, secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Abastecimento, representando o prefeito João Cury Neto; professor Adriano Wagner Ballarin, patrono dos concluintes de Engenharia Florestal; professor Elias Taylor Durgante Severo, paraninfo dos concluintes de Engenharia Florestal; professor Carlos Alexandre Costa Crusciol, patrono da turma de Engenharia Agronômica; professor Zacarias Xavier de Barros, paraninfo da turma de Engenharia Agronômica; professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp; professora Maria Dalva Cesário, diretora do Instituto de Biociências.

Após a entrada do cortejo universitário e dos formandos e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o professor João Carlos Cury Saad, diretor da FCA, proferiu seu discurso. E o dirigente iniciou ressaltando a importância de servidores técnico-administrativos e docentes. “A formação de qualidade que nossos alunos tiveram se deve a cada docente, com o fundamental auxílio de cada servidor técnico-administrativo. Foi um trabalho individual, artesanal, porém integrado e organizado. Expresso o reconhecimento da direção a toda nossa comunidade”.

O professor Saad também saudou pais e familiares. “Saibam que essa cerimônia vista também homenageá-los. A conquista de cada um desses jovens é também daqueles que lhes são próximos, se importam com eles e são seus maiores incentivadores. Aos pais, em especial, queria dizer que hoje se concretiza o sonho de seus filhos que, com certeza, foi antes sonhado por vocês. Só os senhores podem avaliar o sacrifício que fizeram para que eles chegassem a essa formatura. Meus sinceros parabéns”.

Em palavras dirigidas diretamente aos formandos, o diretor da FCA disse: “Ao colar grau, vocês entram definitivamente para a história da FCA. Nossa Faculdade estará sempre em sua identidade profissional. Que a vivência universitária na FCA/Unesp tenha desenvolvido ainda mais, em cada um de vocês, a inquietação na busca pelo conhecimento. O professor Saad concluiu aconselhando os formandos: “Ajudem a mudar o país. As ideologias intolerantes, excludentes, fundamentadas na violência, no ódio, no individualismo e na divisão não resistem ao tempo e fracassam. Sejam gentis com todos. Confiem no trabalho em equipe e nas soluções construídas com base no diálogo e, principalmente, na força transformadora da ética, da verdade e do amor”.

Dando continuidade à cerimônia, o professor Zacarias Xavier de Barros proferiu seu discurso de paraninfo da turma de Engenharia Agronômica, e iniciou saudando pais e familiares: “Cumprimento os familiares de cada um, que não mediram esforços para que esse momento se tornasse realidade”. O paraninfo expressou gratidão à Diretoria da FCA e deixou um recado para a nova gestão que se inicia em 2017. “É preciso continuar a valorizar o ensino de graduação, pois só dessa maneira continuaremos fortes também na pesquisa e na extensão”. Por fim, aconselhou os formandos: “Agradeçam a Deus, seus pais, suas famílias, amigos e a Faculdade de Ciências Agronômicas, que faz parte da vida de todos nós”.

Na sequencia, Marcos Antonio da Silva Ribeiro, orador da turma de Agronomia, fez o seu discurso. Lembrou várias passagens da vida acadêmica e fez agradecimentos. “Agradeço aos aos pais pelo apoio, à FCA pelas oportunidades, aos professores e servidores pelo trabalho e atenção à nossa formação, aos nossos colegas de turma que não estão aqui hoje, aos companheiros de república que viraram nossa segunda família, aos agricultores, instituições e empresas por terem nos dado oportunidade de conhecer a realidade da nossa profissão, aos grupos de estudo e empresas juniores que nos proporcionaram uma formação mais diversa e, especialmente, à cidade de Botucatu, onde vivemos os melhores anos de nossas vidas”.

Marcos convidou seu colega Matheus Modolo Witzler para uma homenagem especial aos professores. Em seu discurso ele ressaltou o empenho dos docentes da FCA. “Hoje, na data mais importante das nossas vidas até agora, em nome da 48ª turma de Engenharia Agronômica, gostaria de dizer muito obrigado a vocês, por tudo que fizeram por essa instituição e seus alunos. Vocês estarão para sempre em nossas tomadas de decisões e em nossos corações. A gratidão a vocês será eterna”.

Paraninfo da turma de Engenharia Florestal, o professor Elias Taylor Durgante Severo agradeceu seus afilhados pela escolha como paraninfo. “Sei o quanto esta data é importante para vocês formandos. É também tão ou mais importante para seus pais. Essa noite pertence a vocês senhores pais. É realmente um momento muito especial. Hoje se comemorar a educação que vocês deram a seus filhos”. O docente apresentou números que evidenciam a pujança do setor florestal brasileiro. “Dependemos das florestas para nossa sobrevivência, do ar que respiramos à madeira que usamos. Cito todos esses dados para enfatizar a importância que vocês terão para o desenvolvimento do país daqui para a frente. Espero que tenham muito sucesso”.

A formanda Ana Letícia de Rodrigues Ferro foi a oradora da turma de Engenharia Florestal. Ela fez questão de agradecer seus professores. “Saímos da faculdade sabendo que tivemos ótimos exemplos aqui. Somos gratos por toda a paciência que tiveram conosco, por tudo que nos ensinaram. Queremos que saibam a importância que tiveram em nossas vidas. Que vocês continuem esse trabalho maravilhoso com as próximas turmas”. Ela também lembrou o crescimento pessoal trazido pela vida acadêmica. “Todo esse aprendizado só foi possível pela convivência e pelo espírito de equipe que tomou conta de nós nesses anos”. Ela encerrou sua fala pedindo, em nome da turma, que fosse respeitado um minuto de silencio em memória da sua colega Jade Araújo dos Santos, falecida em 2015.

Após os formandos Aline Longhi de Arruda (Engenharia Agronômica) e André Hizou Archangelo Okado (Engenharia Florestal) prestarem o juramento, aconteceu a chamada nominal dos concluintes para a outorga de grau e recebimento do diploma.

Prêmios

– Faculdade de Ciências Agronômicas, instituído pela Congregação, aos alunos com melhor desempenho: Aline Mako Yoshikawa (Engenharia Agronômica) e Camila Maciel Vianna (Engenharia Florestal);

– Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo, aos alunos com melhor desempenho: Aline Mako Yoshikawa (Engenharia Agronômica) e Camila Maciel Vianna (Engenharia Florestal);

– Honra ao Mérito, instituído pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo: Aline Mako Yoshikawa (Engenharia Agronômica) e Camila Maciel Vianna (Engenharia Florestal);

– “Horácio Passos”, instituído pelo Rotary Clube de Botucatu: Aline Mako Yoshikawa (Engenharia Agronômica) e Camila Maciel Vianna (Engenharia Florestal);

– Prêmio Professor Tosiaki Kimoto, instituído pela FCA e Fundação Kunito Myasaka: Aline Mako Yoshikawa (Engenharia Agronômica);

– Prêmio Apaef, instituído pela Associação Paulista de Engenharia Florestal: Camila Maciel Vianna;

– Prêmio Fepaf de Destaque em Pesquisa, instituído pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais: Letícia Porto Momesso (Engenharia Florestal) e André Ibanez (Engenharia Agronômica);

– Prêmio Destaque Acadêmico em Engenharia Florestal: Letícia Porto Momesso;

– Prêmio John Deere, outorgado ao aluno com maior média nas disciplinas de Mecânica Aplicada, Máquinas Agrícolas e Mecanização Agrícola: Petrus Daffara Veldt;

– Prêmio Diretório Acadêmico da Agronomia e Engenharia Florestal de Melhor Atuação Político-Social Acadêmica: Henrique Curi Penna, Leonardo Tatsuo Ishisaki, Loreanna Bertolucci de Araújo Anastácio, Marcos Antonio da Silva Ribeiro, Milton Vinícius Morales, Patrick Augusto Silva, Tárik Hanai Yoshida (Engenharia Agronômica) e André Hizou Archangelo Okado (Engenharia Florestal);

Homenagens

Turma de Agronomia: professores Carlos Alexandre Costa Crusciol (patrono), Zacarias Xavier de Barros (paraninfo), Marina Aparecida Moraes Dallaqua e os pais.

Turma de Engenharia Florestal: professores Adriano Wagner Ballarin (patrono), Elias Taylor Durgante (paraninfo), Renata Cristina Batista Fonseca, Edson Luiz Furtado, Paulo Torres Fenner e os pais.

Assessoria de imprensa

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento