Fatec realizou a 8ª Jornada Científica e Tecnológica


A Fatec de Botucatu realizou com sucesso a 8.ª  Jornacitec de 29/10 a 01/11.  O evento foi
 destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores das áreas de Agronegócio, Ciência da Computação, Gestão Empresarial, Logística,Produção Industrial e Saúde.

A Jornacitec contou com 362 artigos submetidos, provenientes de 49 instituições de ensino superior de vários estados do país.

A palestra de abertura do evento teve como tema o “Empreendedorismo Consciente”, ministrado pela empresária Luciane Somera(Cebrac) e debatido com o apoio da empresária e pesquisadora Débora Colombi (GenotypingBiotecnologia) e do empresário e pesquisador Uilian Andreis (Br4Science).

Durante o evento, houve apresentações de trabalhos (modalidades oral e pôster) com participação de inúmeras instituições de ensino superior, em âmbito nacional. Além das atividades científicas relativas à Jornada, o evento contou com atividades de caráter cultural, esportivo e social.

Entre estas atividades, foi realizada a premiação da 4ª Gincana Solidária da Fatec Botucatu; programação dirigida aos cerca de 1300 alunos dos cursos da Fatec que são estimulados a competirem entre si e a angariarem alimentos e materiais de higiene pessoal e limpeza.

A Gincana arrecadou cerca de 800 kg de alimentos, doados às instituições assistenciais de Botucatu; Projeto Rural Irmã Ceci e Projeto Bem-Te-Vi.

Também durante a 8ª JORNACITEC, a Fatec Botucatu realizou a 4ª edição do programa Fatec Portas Abertas, evento direcionado aos alunos da Fatec Botucatu, a seus familiares e aos alunos e professores das escolas e instituições de ensino médio de Botucatu e região.

Ao longo do evento, foram apresentados à comunidade projetos realizados por alunos e docentes da instituição, além dos laboratórios dos diversos cursos, abertos à visitação e interação com o público.

Entre os visitantes, estiveram cerca de 1000 alunos das escolas públicas e privadas de Botucatu e região.

Segundo o Diretor da Fatec, prof. Celso Joaquim, o sucesso dos eventos da 8ª JORNACITEC demonstra a preocupação da instituição com o estímulo à educação, à pesquisa científica e tecnológica, bem como com a integração da instituição com a sociedade e a comunidade local.

Ainda segundo o prof. Celso Joaquim, o programa Fatec Portas Abertas permitiu a muitos das centenas de alunos do ensino médio que participaram, o seu primeiro contato com ambientes tecnológicos de uma instituição de ensino superior; fator importante para motivar estes alunos a seguirem seus estudos e melhorarem suas qualidades de vida.