Fatec Botucatu promove sua 7ª Jornada Científica e Tecnológica com a participação de quase 50 instituições

Foram submetidos 347 projetos científicos na 7ª Jornacitec, sendo aprovados 291 para apresentação nas formas oral e pôster – 4toques comunicação

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Botucatu promoverá, a partir da próxima segunda-feira, 29, com atividades programadas até o dia 1º de novembro, sua 7ª Jornacitec (Jornada Científica e Tecnológica). Serão realizados minicursos (Realidade Virtual, Impressão 3D, Automação), torneio de games, gincana solidária, além do já tradicional programa “Fatec Portas Abertas”. A cerimônia de abertura será às 19 horas do primeiro dia do evento, com uma palestra do professor Dr. Rui Seabra Ferreira Júnior, pesquisador do Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap/Unesp), que falará sobre “Pesquisa, Ciência e Tecnologia”.

Serão apresentados trabalhos acadêmicos e científicos em seis áreas temáticas: Agronegócio, Ciência da Computação, Gestão Empresarial, Logística, Produção Industrial e Saúde.  Foram submetidos 347 projetos científicos na 7ª Jornacitec, sendo aprovados 291 para apresentação nas formas oral e pôster. Neste ano, 49 instituições de seis estados brasileiros participaram enviando seus estudos – inclusive um deles tem como autor um pesquisador da Espanha.

Haverá premiação para os melhores trabalhos (1º lugar na categoria pôster e 1º e 2º lugares na categoria oral) e os vencedores receberão um certificado.

“Em sua sétima edição, a Jornacitec firma-se como um evento de âmbito nacional, abrangendo a participação de trabalhos de seis estados e até do exterior. Trata-se de uma importante ação para a divulgação da Ciência e da Tecnologia, permitindo a integração de nossos estudantes com os alunos, docentes e profissionais das instituições participantes”, destaca o professor Celso F. Joaquim Júnior, diretor da Fatec Botucatu.

3ª Gincana Solidária tem o objetivo de enaltecer a consciência social, ambiental e solidária – 4toques comunicação

Gincana Solidária – Também acontecerá a 3ª Gincana Solidária, que tem o objetivo de enaltecer a consciência social, ambiental e solidária, a fim de fortalecer e consolidar práticas educativas relacionadas aos princípios e valores presentes na missão da Instituição.

Na gincana, os alunos serão convidados a arrecadar produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis. Será uma disputa entre os cursos e, posteriormente, todo o material será doado a entidades assistenciais de Botucatu.

As doações poderão ser feitas até 31 de outubro, em pontos de coleta espalhados pela Faculdade. Os beneficiados serão o Asilo Padre Euclides, o Projeto Rural Irmã Ceci e o Projeto Bem-Te-Vi. Em 2017, foi arrecadado mais de 1 tonelada de alimentos.

“A Gincana Solidária, por sua vez, visa despertar em nossos futuros tecnólogos a sensibilidade e a consciência social, complementando sua formação cidadã”, afirma professor Celso.

A Faculdade estará aberta para visitação de toda a comunidade, especialmente alunos do terceiro ano do ensino médio, por estarem em período pré-vestibular – 4toques comunicação

Fatec Portas Abertas – Paralelamente à Jornada Científica e Tecnológica da Fatec, será realizado o programa Fatec Portas Abertas. A Faculdade estará aberta para visitação de toda a comunidade, especialmente alunos do terceiro ano do ensino médio, por estarem em período pré-vestibular. No ano passado, participaram mais de 1 mil alunos de escolas públicas de Botucatu.

As atividades que os estudantes poderão acompanhar, em diferentes prédios da Fatec, envolvem as seguintes áreas: biodiesel, maquetes logísticas, produção de raios-x, ambiente virtual de aprendizagem, realidade aumentada, robótica integrada, entre outros.

 

“A abertura de nossas portas à comunidade, no Fatec Portas Abertas, visa inserir o jovem no ensino superior atraindo-o através do contato com tecnologias apresentadas por nossos alunos”, acrescenta o diretor da Fatec Botucatu.