Escolas da Rede Municipal recebem 14 mil alunos na volta as aulas

As férias acabaram e cerca de 14 mil alunos retornaram às aulas nesta segunda-feira (6) nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. No total são 55 escolas, entre Ensino Fundamental I e II, Ensino de Jovens e Adultos (EJA e EMEJA) e Educação Infantil, que voltaram a funcionar normalmente. O ano letivo de 2017 vai até o dia 18 de dezembro, completando 200 dias de aulas.

Durante o período de férias as escolas municipais passaram por faxina completa, manutenção preventiva e receberam os reparos necessários para adequar a estrutura dos prédios. De acordo com a Lucilene Cota, secretária Municipal da Educação, os projetos pedagógicos estão sendo retomados de imediato.

No mês de março terão inicio os programas de contra turno escolar como o Novo Mais Educação (parceria com o governo federal) e o Integra, desenvolvido e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. Juntos, estes programas reúnem mais de dois mil alunos em atividades esportivas, culturais e de reforço pedagógico.

“O nosso objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e interessante para todas as crianças e adolescentes, oferecendo novas ferramentas pedagógicas que contribuirão para um aprendizado de qualidade para os alunos. Contamos também com a participação dos pais na tarefa de, se não erradicar, diminuir a evasão escolar, principalmente nas escolas do Fundamental II. Essa é uma das nossas metas e com a colaboração de todos, alcançaremos com toda a certeza”, concluiu Lucilene.

Patrulha escolar

Com o início do ano letivo, a Guarda Civil Municipal de Botucatu voltou a intensificar o patrulhamento nas escolas municipais. Serão realizadas ações preventivas no entorno das escolas, bem como orientações nas faixas de pedestre com ações educativas.

Além do patrulhamento durante o dia, haverá maior presença da GCM no período noturno nas imediações da Escola Municipal – “Dr. Cardoso de Almeida”, onde são promovidas também as aulas da Educação de Jovens e Adultos.

A GCM estará a disposição no telefone 199, diuturnamente, 24 horas por dia, para atender a rede pública de educação municipal, que conta com cerca de 14 mil estudantes. Eles estão distribuídos em 22 Escolas de Ensino Fundamental, 25 Centros de Educação Infantil, uma escola de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), uma escola de Educação Especial, além da Escola do Meio Ambiente.

Fonte: Prefeitura de Botucatu