Escola João Maria é premiada por projeto de saúde mental no “Prêmio Ciência para Todos”

Educação
Escola João Maria é premiada por projeto de saúde mental no “Prêmio Ciência para Todos” 25 outubro 2024

O projeto “Mentes Saudáveis, Futuro Brilhante”, realizado em parceria com a Unipex da FMB-Unesp, concorreu com cerca de 100 escolas públicas de todo o estado de São Paulo

No dia 21 de outubro, foram anunciados os três vencedores da 3ª edição do Prêmio Ciência para Todos, com realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho. A premiação destaca projetos que abordam problemas concretos e medidas efetivas que estão relacionados com um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na categoria Ensino Fundamental, o projeto “Mentes Saudáveis, Futuro Brilhante: promovendo a saúde mental dos jovens”, desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Maria de Araújo Júnior, foi um dos três premiados concorrendo com aproximadamente 100 projetos de escolas públicas no estado de São Paulo.

A equipe do projeto é composta pelo professor de ciências Vinícius Nunes Alves como orientador, e por quatro estudantes das turmas 9º ano D e 9º ano E. Colaboraram com diversas etapas do projeto, a Professora Associada Patricia Pintor dos Reis, coordenadora da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex) e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Cirurgia e Medicina Translacional da FMB, e a estudante de Doutorado deste PPG, Gabriela Larissa Lima da Silva.  

A equipe vencedora do Prêmio Ciência para Todos realizou uma série de etapas para o desenvolvimento do projeto que contemplam o 3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Bem-Estar. As ações incluíram um levantamento da literatura sobre saúde mental na adolescência, elaboração de fichamentos e desenvolvimento de um questionário que, futuramente, poderá ser validado e aplicado para auto-observação e novas pesquisas.

Além disso, foram produzidos materiais de divulgação sobre depressão e ansiedade entre jovens e um relatório de experiência sobre as visitas didáticas realizadas à Unipex para conhecer os laboratórios de pesquisa e assistir uma palestra da médica psiquiatra Profa. Dra. Maria Cristina Pereira Lima. Como um dos principais produtos do projeto, a equipe desenvolveu um protótipo de aplicativo baseado no questionário criado, além de elaborar um resumo para ser 2º Simpósio de Metodologias Ativas do Ensino Fundamental (BotuSimMA), promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Botucatu.

“Escolhi implementar este projeto já sabendo que seria um trabalho extra, voluntário e fora do meu horário. Orientar adolescentes traz o desafio de manter o foco, mas isso é parte da nossa profissão. Foram dois meses de reuniões semanais no contraturno, e conseguimos realizar muitas atividades significativas nesse tempo. Os alunos tiveram acesso a ferramentas e experiências que não teriam em outras circunstâncias”, disse Vinícius Nunes Alves, professor de ciências da rede municipal e orientador do projeto.

A equipe, composta por quatro alunos — duas duplas do 9º ano D e E — participou de visitas didáticas à Unipex da FMB/Unesp durante as aulas. “Ficamos muito felizes com a premiação. Após sabermos que éramos finalistas, acreditamos ainda mais na possibilidade de vencer. O tema da saúde mental, especialmente a depressão e a ansiedade, é de grande relevância, embora frequentemente subestimado na educação básica. A parceria com a FMB, as visitas didáticas, a produção de um questionário e de um protótipo de aplicativo com questões de saúde mental foram diferenciais do nosso projeto”, afirmou Vinícius.

Ele também expressou gratidão à coordenação e gestão da escola pelo apoio. “A escola ganha vida quando se abre para novas ações e projetos, conectando-se com universidades e outras instituições. Estou completando cinco anos como professor, quase três na prefeitura, e estou construindo minha identidade profissional. Acredito que educar é abrir horizontes e permitir que os jovens pensem além da caixinha, explorem espaços, experiências e oportunidades que nem imaginavam”.

A cerimônia do Prêmio Ciência para Todos será 6 de novembro no Museu Catavento, em São Paulo, contando antes com um tour guiado pelas exposições do local. O evento contará com a presença da equipe premiada e outros alunos selecionados das turmas 9º D e 9ºE, dos gestores da Emef João Maria e representante da Secretaria Municipal de Educação de Botucatu. Como previsto no edital, o professor orientador receberá um notebook, e os estudantes premiados visitarão um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp. Um vídeo resumo do projeto está disponível no YouTube (aqui), em modo não listado, com autorização de imagem e som dos estudantes envolvidos.

Confira abaixo a lista de professores e das escolas premiadas:

Ensino Fundamental

  • Laís Goyos Pieroni, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ermides Barsaglini Gulla, em Gavião Peixoto.
  • Simoni Camila Bogni, da Escola Estadual Jesuíno de Arruda, em São Carlos.
  • Vinícius Nunes Alves, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. João Maria de Araújo Júnior, em Botucatu.

Ensino Médio

  • Luiziene Soares Alves, da Escola Estadual Severino Moreira Barbosa, em Cachoeira Paulista.
  • Natália Regina Cesaretto, da Escola Estadual Padre Fidélis, em Tanabi.
  • Edson Anício Duarte, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Campinas.

O prêmio foi concebido com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de atividades científicas em escolas das redes públicas do Estado de São Paulo e promover o engajamento de estudantes e da comunidade escolar com a ciência e suas aplicações na educação e na vida.

A iniciativa mobilizou professores e alunos do ensino básico de mais de 180 escolas das redes estadual e municipal de São Paulo, além de institutos federais de ensino médio técnico e profissionalizante e o Centro Paula Souza. O edital, encerrado em 24 de junho, recebeu 189 inscrições de escolas de 102 municípios paulistas, a grande maioria da rede estadual.

Todos os inscritos – professores e sua equipe de estudantes – participaram de jornadas formativas em ambiente digital do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, pelas quais receberam certificação.

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