Além de Botucatu, alunos das escolas Sesi de Bauru, Brotas e Barra Bonita também participam da etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League de olho em vaga para fase nacional
Desafiados a criar soluções para que a população se torne mais ativa fisicamente, estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Estado, incluindo quatro unidades Sesi da região – Botucatu, Bauru, Brotas e Barra Bonita –, participam da fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL). O campeonato online já se iniciou, na última sexta-feira, 7, e prossegue nos próximos dias 11 a 14 deste mês.
Na sexta-feira passada, 16 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares iniciaram as disputas entre si. Já nos dias 11 e 12, concorrerão 45 times do Sesi-SP e, dias 13 e 14, outras 43 equipes de alunos da instituição. Em cada uma das etapas, as equipes que chegarem ao pódio (1º, 2º e 3º lugares) serão premiadas e garantem vaga no nacional, em junho deste ano. A divulgação dos vencedores e alguns lances dos desafios dos robôs serão transmitidos via redes sociais na conta Facebook.com/roboticasesis e Instagram.com/roboticasesisp.
A FIRST LEGO League é uma competição internacional de exploração científica voltada para crianças e jovens de 9 a 16 anos e é realizada em uma parceria da Fundação First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) com o Grupo Lego. A fase nacional é realizada pelo Sesi-SP, que é o suboperador da etapa regional.
Equipes e projetos
Confira as equipes do Sesi-SP da região e seus respectivos projetos que serão apresentados nas disputas da competição:
Sesi Explorers (Botucatu)
Integrantes
Gabriel Henrique Rodrigues
Gabrielle Gaspareto Amaral
Isadora Montoya Felipe
Maria Vitória Ramal Silva
Sarah Claro de Oliveira Hipólito
Sérgio Octávio Mendes Pelais
Técnico
Israel Garcia de Queiroz
Mentor
Wagner Garcia Pereira
Projeto
Com intuito de aumentar a assiduidade dos frequentadores nas academias, a equipe desenvolveu um aplicativo que fornece informações em tempo real sobre a disponibilidade de equipamentos e quantidade de frequentadores na academia no momento em que os usuários gostariam de realizar seus treinos. O aplicativo possui também um sistema de check-in automatizado que auxilia no controle de frequência do usuário e, caso desejado, efetua publicação na rede social do usuário/academia sobre sua presença no local.
O aplicativo fornece subsídios para a academia atuar ativamente quanto as necessidades dos frequentadores oferecendo incentivos para que não faltem aos treinos após se matricularem.
Sesi 358 X-Force (Bauru)
Integrantes
Kawan Henrique da Silva
Carlos Eduardo Costa Martins
Heilio Renan Fuzioka
Maria Fernanda Lopes Tech
Luna de Castro Pontalti
Maria Clara Severiano Rodrigues
Técnico
Paulo Roberto Fernandes
Mentora
Izabel de Souza Sartti
Projeto
Pensando em solucionar a falta de construção e transporte das estruturas mínimas à prática do vôlei (bola, rede e mastro), os estudantes criaram o “Volleybal for Everyone”, um mastro com regulagem de altura feito de tubo galvanizado de alta resistência e fácil transporte pela sua versatilidade. O objetivo é fazer com que a prática da modalidade fique mais frequente, permitindo que as pessoas se divirtam e pratiquem o vôlei em qualquer lugar.
Sesi Biotech (Barra Bonita)
Integrantes
Arthur Pereira de Almeida Baade
João Gabriel Azevedo
Laura Mariano
Kamily Ap. Biega Costa
Bruno Roberto Papili Pagini
Lucas Fernandes Castilho
Técnica
Ana Maria Papili Pagini
Mentora
Laura Resina de Almeida
Projeto
Os estudantes criaram uma mochila multifuncional que, a partir de um sistema de elásticos acoplados, possibilita a atividade física em qualquer lugar.
Sesi Robrótica (Brotas)
Integrantes
Maria Luiza Alves Kono
Marina Villa de Oliveira
Giovanna de Souza
Cauã Leite Ferreira
Guilherme Oliveira de Melo
Lívia Fernandes Checco
Técnico
Robson Lourenço
Mentora
Raissa Monteiro Pinto Neto
Projeto
Criaram aplicativo de celular (Fitness Meet) com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas, tornar o hábito acessível a toda população, disponibilizar orientação e supervisão de diferentes profissionais e ser um canal de comunicação entre cidadãos para agendar jogos e brincadeiras.
Foto: Divulgação/Sesi-SP