Educação e Sebrae capacitam professores para projeto de empreendedorismo

Professores especialistas da Rede Municipal de Ensino participaram da primeira reunião de capacitação do curso “Novas ideias, grandes negócios”, oferecido pelo Sebrae. A formação tem o objetivo de repassar os conhecimentos adquiridos aos alunos em sala de aula.

A capacitação é o primeiro passo para a realização do projeto “Educação, Inovação e Empreendedorismo” (IBIT Jr.), que será realizado no Escritório de Inovação e Tecnologia do IB – Instituto de Biociências da Unesp Botucatu, direcionado aos alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Os professores selecionarão os 20 alunos que mais se destacarem para desenvolver atividades no Instituto de Biociências, monitorados por docentes em pesquisas cientificas, e também realizarem atividades junto ao Escritório de Inovação e Tecnologia, onde terão a oportunidade de conhecer empresas e órgãos tecnológicos da região, para que haja uma integração da educação com inovação e empreendedorismo.

“Este projeto tem grande importância para a Educação Municipal, a partir do momento em que os nossos 20 melhores alunos terão a oportunidade de mostrar os seus talentos nas mais diversas áreas, estimulando a autonomia, protagonismo, criatividade e a autoconfiança, por meio da aquisição de conhecimentos tecnológicos relevantes no mundo atual”, comentou Valdir Paixão, Secretário Municipal de Educação.

O IBIT possui características de um espaço “coworking”, no qual universitários e startups poderão desenvolver projetos inovadores, com o suporte e mentoria de consultores especializados na área, além de fazer a conexão entre o pesquisador da universidade e a iniciativa privada e divulgar oportunidades e eventos.

O projeto será realizado neste segundo semestre no contraturno escolar e os alunos receberão auxílio transporte e alimentação. As escolas participantes são: João Maria de Araújo, Jonas Alves de Araújo, Luiz Tácito Virgílio dos Santos e Elda Moscogliato.