Dia Nacional do Livro será comemorado com teatro e contação de histórias

Essa semana será comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e aniversário de Monteiro Lobato. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá diversas atividades na Biblioteca Municipal “Emílio Pedutti”.

Na quinta-feira, 19, tem apresentação de teatro de fantoches com o Grupo Ceboneco e contação de histórias com a Cia de Teatro Chafariz. Na sexta-feira, 20, mais histórias e brincadeiras com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. As atividades serão realizadas das 9h às 11h e das 14h30 às 16 horas.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. Escritor vinculado ao pré-modernismo brasileiro, contribuiu com obras célebres para o público adulto e deixou um enorme legado para a literatura infanto-juvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir, nas histórias para as crianças e jovens, elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas do folclore.