Cursos do IB/Unesp continuam bem avaliados no Ranking Folha

Educação
Cursos do IB/Unesp continuam bem avaliados no Ranking Folha 05 outubro 2017

 

Os cursos do Instituto de Biociências (IB) da Unesp Botucatu continuam com boas avaliações a nível nacional. Depois do Guia de Estudantes da Editora Abril, chegou a vez da Folha de São Paulo divulgar o RUF (Ranking Universitário Folha), avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal desde 2012.

Dentro dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, os do IB/Unesp se mantém na lista dos dez primeiros: Ciências Biomédicas (segundo lugar); Ciências Biológicas e Nutrição (quinto lugar); e Física Médica (sétimo lugar). O ranking de cursos leva em consideração dois indicadores: ensino (64% da nota) e mercado (36%).

Já no ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Nele, a Universidade Estadual Paulista está classificada com a sétima colocação.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), SciELO (2013 e 2014), Web of Science (2013, 2014 e 2015), Inpi (2006-2015), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2015) e em duas pesquisas nacionais do Datafolha.

“Este é mais um selo importante, realizado com critérios técnicos sérios por uma importante empresa como a Folha, e que marca o excelente trabalho realizado pela nossa universidade. Em especial, dos cursos encontrados aqui no IB. Não é uma tarefa fácil, visto a crescente abertura de cursos de Ensino Superior no País e também do esforço de outras instituições de sempre estar em busca da excelência na qualidade de ensino. Estamos no caminho certo, mas podemos avançar ainda mais”, comenta o diretor do IB em Botucatu, Prof. Dr. Cesar Martins.

Sobre o IB

O Instituto de Biociências, unidade universitária da Unesp, integrante do câmpus de Botucatu, teve sua origem na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), instituto isolado de ensino superior do Estado de São Paulo, criado pela Lei Estadual nº 6860 de 22 de julho de 1962.

Em 1976, por meio da Lei Estadual nº 952 de 30 de janeiro, instituiu-se a Unesp. Desmembrou-se a FCMBB em quatro unidades, entre elas o Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola (IBBMA), que desde 20 de outubro de 1987, passou a ser denominado Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e está localizado no câmpus do distrito de Rubião Júnior.

O potencial da Instituição, com 151 docentes e 183 servidores técnico-administrativos, é reforçado pelos sete programas de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado), muito bem avaliados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: Biologia Geral e Aplicada, Biometria, Biotecnologia, Ciências Biológicas (Botânica), Farmacologia e Biotecnologia, Ciências Biológicas (Genética), Ciências Biológicas (Zoologia).  Mais de 1.000 alunos se encontram matriculados nos cursos de graduação da instituição e 407 discentes integram os programas de Pós-Graduação.

Além dos seus 13 departamentos de ensino (Anatomia, Bioestatística, Botânica, Educação, Farmacologia, Física e Biofísica, Fisiologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Morfologia, Parasitologia, Química e Bioquímica e Zoologia), possui três unidades auxiliares (Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox; Centro de Isótopos Estáveis – CIE; e o Centro de Microscopia Eletrônica – CME).

O IBB possui um Jardim Botânico, com área total de 184.860 m2, onde são onde são realizados projetos educacionais para escolas da região e para a comunidade. Para fomentar e auxiliar a viabilização dos seus projetos a faculdade conta com uma Fundação (Fundibio), cujo objetivo principal é apoiar a gestão financeira de projetos e demais atividades acadêmico-científicas desenvolvidas na unidade.

O Instituto de Biociências é responsável, ainda, pelo auxílio na graduação de 800 alunos das demais unidades da Unesp instaladas em Botucatu (Faculdades de Ciências Agronômicas, de Medicina e de Medicina Veterinária e Zootecnia), onde seus docentes são responsáveis pelas disciplinas básicas.

4toques comunicação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento