A capacitação oferecida aos profissionais foi baseada na Lei Lucas de 2018
Nesta última semana, o Colégio Magna Mater/Colinho da Mamãe, realizou um Treinamento em Primeiros Socorros. O objetivo foi oferecer capacitação para os profissionais da escola para que saibam agir em situações de emergências que podem ocorrer com crianças e jovens.
Inspirado na Lei Lucas (13.722/2018), o treinamento mostrou como é indispensável a capacitação do corpo docente e funcional no sentido de prestação de serviços de primeiros socorros. Um primeiro treinamento já foi ministrado no colégio no ano passado, mas a atualização deve ocorrer a cada ano.
“A validade do Certificado para o colégio, assim como para os profissionais, é anual, portanto, é preciso realizar o treinamento todos os anos. Afinal, a segurança das nossas crianças sempre foi prioridade. Estar em conformidade com a Lei Lucas é um compromisso assumido com as famílias e a certeza de que nosso time saberá agir em situações emergenciais”, explica Luciara Ricardi, diretora do colégio Magna Mater/Colinho da Mamãe.
Agregando profissionais especializados à equipe, a escola e o colégio contam com o Time School Care, um grupo de profissionais treinados e habilitados a prestarem assistência às vítimas no local do acidente. Além disso, eles possuem a Carteira Internacional de Suporte Básico de Vida, protocolo de atendimento no qual se estabelece o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e têm como intuito manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.
Em mais um ano, os profissionais reforçaram os aprendizados de 2023, e ainda tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. E contribuindo para este cenário, a médica e pediatra Dra. Josie Pimentel trouxe para conduzir o treinamento, a Socorrista Andrea Zamora (tia do garoto Lucas, que dá nome à Lei Lucas).
“Esse curso foi uma oportunidade única para pais, responsáveis e profissionais de saúde se capacitarem e aprenderem técnicas essenciais de primeiros socorros, promovendo mais segurança para nossas crianças e tranquilidade para nossas famílias. Espero que, juntos, possamos criar uma rede de apoio e proteção para os nossos pequenos. A participação de todos é essencial para fortalecer essa causa tão nobre e necessária”, destacou a Dra. Josie.
Quando chegou o momento de colocar em prática os conhecimentos obtidos, foram utilizados equipamentos de alta qualidade e bonecos próprios para a situação, que simulavam as crianças. Desse modo, os participantes tinham uma vivência muito semelhante à realidade.
“Foi um dia incrível e de extrema importância. Agradeço à Andrea Zamora por toda paciência, por ser tão clara e objetiva em todas as etapas. Hoje vejo o quão importante é saber lidar em situações de emergência e, principalmente, quão gratificante é saber que você pode e tentou fazer algo por alguém. Hoje consigo ver muitas situações com outros olhos, me sinto pronta e com o coração cheio de gratidão por tanto aprendizado. Agradeço também à Dra Josie Pimentel e ao Colégio Magna Mater/Colinho da Mamãe pela oportunidade e pela experiência incrível”, destacou a participante Pamela Gomes.
Relembre sobre a Lei Lucas (13.722/2018)
Lei n. 13.722, de 04 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A proposta da lei foi motivada pelo acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos, que perdeu a vida em um simples passeio escolar, engasgado com uma salsicha. Essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. Com a criação da lei, o objetivo é fazer com que todos no local saibam como agir em situações como a de Lucas ou semelhantes a ela, como por exemplo, em casos de quedas ou reações alérgicas.
Compartilhe esta notícia