Colégio La Salle Botucatu inaugura sala de “Contação de Histórias” para educação infantil

O Colégio La Salle de Botucatu inaugurou oficialmente nesta sexta-feira, 03, a Sala de Contação de Histórias. O espaço é destinado aos alunos do colégio que frequentam o Ensino Infantil. A sala conta com tapete de grama sintética, almofadas, centenas de livros infantis e recebeu uma decoração lúdica, com papéis de parede que transportam os alunos para o mundo dos contos.

“Há muito tempo que a contação de histórias existe no mundo das escolas, pois contar história é uma arte milenar presente em diversas culturas. Quando as histórias são contadas para crianças, abre-se uma oportunidade importante para construção de sua identidade social. O conto parte do princípio deste olhar, da necessidade de comunicação, da vontade de estar junto a outras pessoas e partilhar o sentimento que se move do coração e sai pelo olhar, da história oralizada pela palavra”, disse a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio, Luciane Matias.

Para ela, o livro funciona como um recurso que desperta o senso crítico e reflexivo não só das crianças, mas de todos os ouvintes, podendo um mesmo texto ser interpretado de diversas maneiras.

“Contar histórias é divertir-se estimulando a imaginação e, é claro, despertando o interesse pela leitura, pois narrar uma história será sempre um exercício de renovação de vida. Por esses motivos é que o texto literário, em especial quando trabalhado em um ambiente próprio, tal qual a sala do conto, caracteriza-se como um instrumento importante para que o professor possa propiciar momentos reais de atividades, gerando nas crianças, desde muito pequenas, a motivação e a necessidade de ler”, explicou.

Segundo Luciane, a contação de história atua na formação da criança em várias áreas, contribui no desenvolvimento intelectual, despertando assim o interesse pela leitura e instigando a imaginação por meio da construção de imagens no mundo da realidade e da ficção. Atua, ainda, no desenvolvimento comunicativo, já que a provocação da oralidade leva a criança a dialogar com seus colegas, promovendo a interação sociocultural e a criação de laços sociais, o que permite o gosto pela literatura e pelas artes.

Na Educação Infantil, ouvir uma história, seja ela narrada ou lida, contribui para os aspectos social e cognitivo, reforçando as intenções educativas e de aprendizagem.

“As atividades com histórias desenvolvem o emocional da criança, auxiliando-as quanto à organização do pensamento e à socialização, além de contribuir no processo de alfabetização. Assim, a contação de histórias é considerada um ato pedagógico prazeroso e significativo no processo de construção da aprendizagem. A prática de contação de histórias, de forma bem trabalhada, contribui consideravelmente no que se refere à produção de textos mais coerentes e repletos de imaginação. A oralidade estimula o desenvolvimento, tornando a criança mais predisposta a se sentir criativa e capaz de superar seus próprios obstáculos na escrita”, finalizou a coordenadora.

Serviço:

Colégio La Salle Botucatu
Endereço: Praça Dom Luiz Maria de Santana, 272, Centro.
Telefone para contato: (14) 3811-2700
http://www.lasalle.edu.br/botucatu/