![Cerimônia de posse marca início da nova diretoria do IBB da Unesp em Botucatu](https://acontecebotucatu.com.br/wp-content/themes/ciatheme-botucatu/assets/img/calendar.png)
As professoras Percília Giaquinto e Raquel Domeniconi assumiram, oficialmente, os cargos de diretora e vice-diretora em sessão solene realizada no Espaço IB Eventos
![](http://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSC-8453.jpg)
No último dia 7 de fevereiro, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, realizou a cerimônia de posse e transmissão das funções de direção, oficializando o início da nova gestão para o período de 2025-2029. As professoras Percilia Cardoso Giaquinto e Raquel Fantin Domeniconi assumiram, respectivamente, os cargos de Diretora e Vice-Diretora da unidade.
Percilia se tornou a quinta mulher a ocupar a direção do IBB, reforçando a presença feminina em cargos de liderança na Unesp. A solenidade contou com a presença da reitora da Unesp, professora Maysa Furlan, primeira mulher a ocupar o cargo máximo da instituição, acompanhada pelo vice-reitor, professor César Martins, que já dirigiu o instituto em uma gestão anterior.
Também compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Botucatu, Fabio Leite; o vereador Nuno Garcia, representando o Poder Legislativo Municipal; e o professor Erivaldo Antônio da Silva, secretário-geral da Unesp. Além dos membros da Congregação do Instituto, representantes de outras unidades universitárias também estiveram presentes na cerimônia de posse.
Sentimento de dever cumprido
Em seu discurso na cerimônia, o professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor cessante, ressaltou o sentimento de dever cumprido e os avanços conquistados na área de permanência estudantil e extensão universitária.
Durante sua palavra, professor Luiz Fernando Rolim de Almeida, que encerra sua atuação como diretor da unidade, pontuou os desafios enfrentados pela gestão, iniciada no contexto crítico da pandemia da Covid-19, e destacou os avanços acadêmicos e administrativos alcançados ao longo de 4 anos na diretoria do IBB. “Foram quatro anos de muito trabalho, muita dedicação e muitos desafios, mas que acima de tudo o diálogo fez com que a gente pudesse trazer alguns elementos para que o IB se tornasse mais forte e atento às demandas sociais. Isso faz toda diferença e a expectativa é que isso continue com a próxima gestão!”, completou o diretor cessante.
Após a leitura e assinatura dos termos de posse, ocorreu a tradicional transferência das insígnias, simbolizando o compromisso com a continuidade da excelência acadêmica. Os gestores cessantes receberam homenagens da Congregação e dos servidores da unidade em reconhecimento aos serviços prestados.
Nova diretoria, novos planos!
Em seus primeiros pronunciamentos como novas dirigentes, as professoras Raquel e Percilia compartilharam suas expectativas para os próximos anos. “As nossas propostas foram muito pautadas em uma formação mais ampla dos nossos alunos. Nós entendemos que uma formação mais ampla e humanística é necessária para podermos dar condições para os nossos alunos estarem mais inseridos no mercado de trabalho, serem alunos com uma formação mais completa com oportunidades de trabalho que vão além da atuação na área específica”, pontuou a nova diretora do IBB, professora Percília.
A vice-diretora destacou o compromisso em tornar o Instituto um ambiente cada vez mais inclusivo e equitativo, e afirmou estar preparada para os desafios da gestão, reforçando a importância da colaboração entre docentes, alunos e servidores. “Será uma gestão colaborativa! Juntos construiremos os caminhos e enfrentaremos os desafios”, completou a vice-diretora empossada, professora Raquel.
IBB e Botucatu caminhando juntos
![](http://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSC-8492.jpg)
O evento também contou com a participação do vereador Nuno Garcia, que destacou a relevância das Biociências para o avanço do conhecimento e entregou uma Moção de Congratulações às novas dirigentes. O prefeito Fábio Leite ressaltou a importância do Instituto na formação de profissionais e na produção de conhecimento, desejando sucesso à nova gestão.
“Que possam dar continuidade ao trabalho de excelência que tem marcado a história do IBB, sempre com um olhar voltado para o futuro e para o desenvolvimento da ciência. Sigamos juntos, unindo forças para fortalecer a educação, a pesquisa e o progresso de Botucatu”, desejou o prefeito.
Rumo a novos desafios
Encerrando a solenidade, a reitora Maysa Furlan enfatizou o papel do IBB na formação de recursos humanos qualificados e os desafios que Percilia e Raquel enfrentarão à frente da unidade. Para ela, a posse da quinta mulher na direção do Instituto reforça a presença feminina na liderança acadêmica e científica. “O IBB é o instituto da nossa Unesp que mais mulheres esteve à frente da direção!”, pontuou a atual reitora.
Com essa nova gestão, o Instituto de Biociências da Unesp segue comprometido com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, promovendo avanços para a comunidade acadêmica e a sociedade.
![](http://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSC-8542.jpg)
![](http://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSC-8915.jpg)
![](http://acontecebotucatu.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DSC-8899.jpg)