João Paulo Nicolini Gabriel receberá uma bolsa de pós-doutorado internacional
O estudante universitário João Paulo Nicolini Gabriel, natural de Botucatu e atualmente estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi o grande vencedor da edição deste ano da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A premiação ocorreu em Brasília, nesta quinta-feira, 12.
Ele receberá uma bolsa de pós-doutorado internacional no valor mensal de 2.100 dólares, além de ter seu trabalho destacado em uma publicação da Fundação Alexandre Gusmão. A premiação reconhece a excelência acadêmica e o impacto social das pesquisas desenvolvidas por brasileiros.
O prêmio tem como objetivo fortalecer as relações internacionais do Brasil, impulsionando a pesquisa acadêmica e o conhecimento nas mais diversas áreas. A bolsa de pós-doutorado internacional permitirá que João Paulo Gabriel amplie suas investigações e compartilhe seu trabalho com o mundo, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre o Brasil e outros países.
Em sua pesquisa, João Paulo explora temas relevantes da política de ciência e tecnologia nos países em desenvolvimento. Sua dedicação e compromisso com essas questões lhe garantiram o reconhecimento no cenário nacional e internacional, colocando o nome de Botucatu em evidência em uma área de grande importância para o desenvolvimento científico e social do Brasil.
A parceria da CAPES com o MRE, que já se consolidou como um dos principais estímulos à pesquisa científica de excelência no Brasil, vem ganhando cada vez mais destaque, contribuindo para a formação de uma nova geração de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento do país e com o fortalecimento de suas identidades culturais.
João Paulo Nicolini Gabriel segue agora para a próxima fase de sua carreira acadêmica, com grandes expectativas e com a confiança de que sua pesquisa continuará a abrir portas.
Compartilhe esta notícia