
Maratona desafiou participantes a criarem soluções a partir de banco de dados da agência espacial norte-americana

Dois projetos irão representar Botucatu na etapa mundial do NASA Space Apps Challenge. A etapa local do desafio de inovação da agência espacial norte-americana ocorreu neste último final de semana (3, 4 e 5 de outubro), no Parque Tecnológico, reunindo mais de 30 participantes, entre estudantes, profissionais e professores/mentores apaixonados por inovação e conhecimento científico.
Um dos projetos vencedores propôs um jogo interativo (tabuleiro físico ou digital). Nele, o jogador assume o papel de um apicultor que precisa gerenciar colmeias e enfrentar desafios climáticos reais usando dados como umidade do solo, temperatura da superfície e saúde da vegetação, fornecidos pelo banco de dados NASA. O objetivo é demonstrar, de forma lúdica e divertida, a todo tipo de público, como o clima e o solo influenciam diretamente o meio ambiente e a produção agrícola.
O segundo projeto propôs a criação de uma ferramenta visual e interativa simples, que usa uma interface intuitiva em 3D. Ela permitiria a qualquer pessoa projetar um “modelo de casa” a ser usado na Lua, Marte ou órbitas espaciais. O usuário escolhe o ambiente, o tipo de estrutura e projeta o interior deste habitat conforme as necessidades de seus moradores no espaço. A cada ajuste, a ferramenta recomendaria automaticamente, usando inteligência artificial, um feedback em tempo real do projeto.


“Os grupos trabalharam intensamente em soluções espetaculares, bastante práticas de serem lapidadas e viabilizadas. As maratonas tem justamente esse propósito: ampliar e democratizar a resolução de problemas globais com maior público possível. Agora teremos essas duas equipes representando Botucatu na etapa mundial do NASA Space Apps”, destaca Stefanie Zacarin, organizadora do evento.
“Me impressionou muito a qualidade dos trabalhos e a dedicação das equipes no desenvolvimento das atividades conforme dos desafios levantados pela NASA. Foram três dias bem intensos a todos que se envolveram para que o evento tivesse o sucesso que teve. Com certeza foi o primeiro de muitos eventos que virão pela frente. Só temos a agradecer a todos que participaram e apoiaram essa iniciativa”, Daniel Lopes, diretor executivo do Parque Tecnológico.
Projetos vencedores do NASA Space APPs 2025 – Botucatu
Projeto: “Ecobee – Vendo a Terra com os olhos do espaço”

Desafio: “Navegadores Agrícolas – usando dados na NASA na agricultura”
Time “Ferroada Espacial”
Alessandra Cristina da Costa
Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Botucatu)
Roberto da Silva romeiro Junior
Estudante de T.I. – UFMS
João Victor Ambrozio
Estudante de Ciência da Computação UNIP – Bauru
Gabriel Vinicius Dos Santos
Estudante de Zootecnia – FMVZ Unesp Botucatu
Nicolle Del Omo Franco
Formada em Design – Unisagrado / Pós-graduanda em UX Design e Produtos Digitais – Mackenzie / estudante de Gestão Empresarial pela Fatec Botucatu/ estagiária no ER do Sebrae Botucatu
Anselmo dos Santos Basques
Tecnólogo em Agronegócio – Fatec Botucatu / MBA em Engenharia de Software- USP Esalq / CEO na Startup Syncorp Tecnologia.
Equipe Ferroada Espacial

Desafio: “Sua casa no espaço – criador de layout de habitat”
Time: Singularidade
Camilla Carvalho
Graduada em Análise de Sistemas – Fatec Botucatu / desenvolvedora de software na IBM e pós-graduanda em DevOps e Arquitetura Cloud / FIAP.
Maria Isabelli Pinto
Graduada em Análise e desenvolvimento de sistemas – Fatec Botucatu / pós-graduanda em Desenvolvimento Back End – Unyleya / analista de TI da Unifac
Renan Belchior de Oliveira
Estudante em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Fatec Botucatu
Márcia Cristina Camargo
Bacharel em Engenharia Civil – Faculdades Galileu
Equipe Singularidade
Realização: Space&Terra e Stefanie Zacarin
Parceiros: Unimed Botucatu, Bioativa, Amazonas Berry, Aggro, Irizar, Assovio, Vilage, PrintXpress
Correalização: Parque Tecnológico Botucatu
Apoio: AUIN (Agência Unesp de Inovação), Senai, Br4 Zeiss, Qamar Comunicação, Prefeitura de Botucatu
Promoção: TV TEM
Júri do desafio:
Tiago Guerreiro – diretor Senai Botucatu e Lençóis Paulista
Miguel Angelo Neto – coordenador mkt Unimed Botucatu
Prof. Ricardo Hall – dir. administrativo/financeiro Parque Tecnológico
Maria Lucia Bueno Trindade – sócia na empresa Bioativa
Claudio Roberto – secretário adjunto de Assuntos Industriais da Prefeitura de Botucatu
Todos os detalhes sobre os projetos e times vencedores do NASA Space APPs 2025 – Botucatu podem ser acessadas no site do Parque Tecnológico: https://parquebtu.org.br/
Compartilhe esta notícia