Botucatu: Evento abordará as profissões e os profissionais do futuro

Mercado de trabalho, negócios, competências e tecnologia. Esses e outros importantes tópicos serão a pauta do evento “Profissões e Profissionais do Futuro”, que será realizado em Botucatu, no dia 10 de maio, quando experientes palestrantes compartilharão seus conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação.

A palestra abordará as significativas mudanças que o atual mercado vem sofrendo e o caminho para se readaptar dentro de cada segmento. Além disso, eles indicarão as profissões que tendem a ser destaque, com base no cenário profissional vigente. O objetivo é influenciar o modo de pensar e agir do profissional do futuro, preparando-o para as mudanças que já estão acontecendo no mundo todo.

“Abordaremos temas importantes, que vêm trazendo interrupção do curso normal dos processos, de uma forma exponencial, mas principalmente identificar alguns pontos e contar um pouco da história de como as tecnologias influenciaram na vida humana e a revolução que elas causaram, além de explicar como tirar proveito disso”, afirma Daniel Pessoa, engenheiro, MBA em Gestão de Negócios e com atuação profissional focada em evolução de processos com soluções digitais e de grande retorno ao negócio.

Para ele, uma forma de expor esse cenário é mostrar como as redes sociais evoluíram. Daniel argumenta que aos poucos as empresas perceberam que seus nomes eram citados dentro das redes, o que poderia ser usado tanto para o bem quanto para o mal dessas instituições.

“Portanto, apresentaremos as mudanças tecnológicas e qual a sua abrangência e que, com isso, novos profissionais surgiram e outros deixaram de existir. Além de falar sobre tecnologias que podem, atualmente, e outras que poderão, futuramente, serem aplicadas no nosso dia a dia que gerarão um grande avanço na nossa vida. Elas mudarão diversas hábitos rotineiros que temos”, conclui o palestrante.

Pedro Souza, professor de empreendedorismo e coach de desenvolvimento humano, comenta que o evento trará à tona inúmeras competências essenciais para o profissional do futuro.

“Falaremos sobre as competências que todo profissional precisará ter no futuro, entre elas uma das mais importantes é a de resolução de problemas complexos, pois cada vez mais as pessoas precisam se desenvolver para resolvê-los de uma forma inteligente e inovadora. Isso exige maior flexibilidade para poder absorver conteúdos e informações e transformá-las em atividades e habilidades que farão com que o profissional seja cada vez mais empregável”, salienta.

Pedro ainda cita que serão abordadas as inteligências social e emocional. “É quando você lida e doma seus sentimentos próprios, associando-os ao ambiente externo, com as pessoas que trabalham com você. Além, também, dos tópicos ligados as novas mídias. Não somente a sua linguagem, como também a adaptabilidade para a divulgação de conteúdos em diversas plataformas”, explica.

Profissões e Profissionais do Futuro: O impacto do digital no contexto profissional atual

Local: Teatro Municipal de Botucatu

Data: 10 de maio, às 19h

Realização: Foco Business

Apoio: Secretarias de Desenvolvimento e Turismo, Cultura e Planejamento