Indicador considera a nota média entre todas as cinco provas no ENEM dos alunos formandos do ensino médio no ano anterior
No próximo final de semana alunos de todo o país irão realizar a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em uma postagem em redes sociais, o Centro de Liderança e Pesquisa trouxe um ranking das cidades com melhor média da prova no ano interior.
Botucatu aparece na 54ª posição nacional, com pontuação de 578,2. Esse indicador considera a nota média entre todas as cinco provas no ENEM dos alunos formandos do ensino médio.
Ainda na região, Jaú foi a 33ª colocada. O Ranking de Competitividade dos Municípios considera os 410 maiores municípios do país, com mais de 80 mil habitantes.
Diferenças no país
A diferença entre as escolas públicas e privadas na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 67 pontos em 2022, o menor patamar dos últimos oito anos. Na redação, porém, essa distância é quase o triplo, e 182 pontos separam os estudantes das duas redes. Só em 2019 esse abismo foi maior.
Embora não haja informações sobre a renda dos alunos, os dados mostram uma relação entre as notas das escolas e a escolaridade das mães dos estudantes. Segundo o levantamento da empresa, colégios em que a maior parte das mães nunca estudou tiveram uma média de 426,15 pontos nas cinco provas do Enem no ano passado.
O desempenho sobe para 476,11 nas instituições cuja maioria completou o primeiro ciclo do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). E alcança 590,45 nos casos em que há mais mães com ensino superior completo — que tendem a ter renda mais alta.
No próximo domingo (5), os 3,9 milhões de inscritos terão que fazer uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas, além de responder questões objetivas de linguagens e de ciências humanas.
Compartilhe esta notícia