Botucatu 163 anos: Cultura e educação juntos pela formação de um cidadão

A escola Bebê a Bordo em parceria com a Viva Turismo Receptivo, alicerçados pelo projeto Lugar de criança é no Museu, proporcionaram ao público infantil (3 a 5 anos) uma forma divertida de estudarmos a nossa cidade, que no dia 14 de abril comemorou 163 anos.

Na última sexta-feira (13), as crianças foram para um dos centros históricos mais conhecidos da nossa cidade, a Fazenda Lageado e Museu do Café, com a missão de caçar um belo tesouro o qual originou a Princesa da Serra.

Esta proposta frutificou a visita orientada às exposições com profissionais especializados e preparados da Viva Turismo Receptivo. Tal parceria entre a escola e monitores foi rica, pois aliou diferentes saberes em benefício à criança sobre assuntos relacionados às riquezas da nossa terra em um ambiente pesquisador, onde há preservação e apresentação de objetos, documentos e experiências que, de algum modo, se tornam raros à sociedade.

Discussões, observações e sensações partiram de olhares curiosos e atentos às obras. Perguntas foram lançadas e pistas foram seguidas, harmonizando uma brincadeira lúdica com um grande conhecimento histórico adquirido.

Assim como em uma plantação de café, a cultura e educação iniciaram o seu cultivo na essência de nossas crianças. Um grão foi carinhosamente aconchegado e agora está sendo cultivado, e um dia coletaremos seus tesouros, meios de transformar a própria realidade e sociedade em que vivemos.

Este é o nosso rico presente para a “.cidades dos meus sonhos, terra do meu coração.”