Alunos de uma escola municipal de Botucatu estão transformando o local onde estudam por meio da arte. A aula de artes é no pátio, a tela é o próprio prédio da escola e o resultado é surpreendente.
Na Escola Municipal Professora Elda Moscogliato, a aula de artes é do lado de fora da sala de aula. O professor José Claudinei da Silva ensina a história do cinema aos alunos do sexto ao nono ano. E para fazer isso resolveu expor o talento da garotada para todo mundo ver.
E assim começou o trabalho que já dura 2 meses. Os próprios alunos ajudaram na escolha dos desenhos que foram pintados. E cada estudante tem um preferido. “Foi muito legal fazer o desenho dos filmes que assistimos. Nós escolhemos juntos o que fazer. O meu preferido é o Poderoso Chefão ficou bem destacado o rosto dele. O resultado foi muito legal”, afirma Bruno Calixto, de 16 anos. “A Malévola ficou perfeita. É o desenho que eu mais gosto”, conta a estudante Emanuelle Maria da Conceição, de 15 anos.
Para deixar a escola bem bonita, vale de tudo. Muita dedicação, horas pintando, até andaimes e escadas para que nenhum cantinho fique sem tinta. “Ficou bem diferente é difícil achar uma escola que tenha algo assim”, ressalta o Luigi Francesco, de 14 anos.
Os alunos mais novos não ficaram de fora. Sob o olhar atendo do rei do cinema mudo, eles também ficaram quietinhos para retratar as cenas dos filmes no caderno de desenhos. “Achei bem legal, é uma coisa que faz muito bem, poder pintar”, conta Nicole Souza, de 11 anos.
Mas esse projeto não vai ficar só aqui na parede da escola. O próximo passo é ainda mais real. Os alunos estão agora ensaiando as cenas dos filmes pra depois gravarem um curta-metragem. “A gente pode dizer o que sente e além disso, o nosso trabalho pode incentivar outras pessoas a tomarem decisões sobre o rumo da vida mesmo”, afirma Nicole Vieira, aluna de 15 anos.
É com rabiscos e com um pouco de tinta que a escola ganha cor, ainda mais alegria e leva um pouco mais de cultura para essa garotada que tem talento de sobra. “A arte é essencial para educação e você pode perceber pela participação dos alunos, a adesão é 100%”, completa o professor.