Três estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) venceram o Desafio Empreenda Botucatu. A final foi realizada na noite de quarta-feira, 30, no Parque Tecnológico. O projeto TEG – Tecnologia em grafite, apresentado por Julia Damasceno, ganhou a primeira colocação, seguido de Leticia Dragone com o projeto Selante de Fibrina e de Yuzen Carvalho, que apresentou o projeto do verificador de adulteração de combustível.
Os três primeiros colocados receberão 20 horas de mentoria para desenvolvimento do projeto e estão pré-selecionados para participar do Acelera Startup 2017, evento da Fiesp que reúne empreendedores em busca de mentorias e investimentos, e do Startup World, espaço dentro da Feira do Empreendedor para conectar negócios inovadores às empresas e entidades que estão em busca de soluções.
A primeira colocada também ganhou uma bolsa para participar do Empretec, seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para desenvolver o comportamento empreendedor.
O programa ainda premiou os 12 participantes da penúltima etapa com um programa especialmente desenvolvido para eles no espaço de coworking no Parque Tecnológico a partir de 2017. Já os dez finalistas também participarão de uma visita guiada no Parque Tecnológico de Sorocaba, na Escola de Negócios do Sebrae-SP, no Espaço Cubo do Itaú e no Google Campus, em São Paulo.
De acordo com a analista do Sebrae-SP, Maria Jussara Viersa, o programa é uma forma de incentivar o empreendedorismo nas universidades e mostrar novas possibilidades para os estudantes. “A qualidade dos projetos surpreendeu e acreditamos no potencial de negócio de cada um. As premiações serão importantes para a continuidade dos projetos e contato com possíveis investidores”, afirma.
O Desafio Empreenda fez parte do Projeto HUB Sebrae, um programa de ações de empreendedorismo nas instituições de ensino de Botucatu que inclui atividades de capacitação e mentoria para o desenvolvimento de projetos e negócios.
O programa começou em agosto com palestras nas faculdades e seguiu com cursos, oficinas e discussões sobre empreendedorismo. A partir do início do Desafio, os alunos participaram de oficinas para trabalhar a modelagem do modelo de negócios e a apresentação para a banca.