A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu teve a honra de receber na manhã desta quinta-feira, 07, 65 alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu, a APAE.
O grupo, que também contou com profissionais da instituição, visitou as cinco exposições abrigadas pelo mais novo espaço cultural da Cidade, com destaque para a “Figura e Modernidade”, do artista francês Auguste Rodin, que faz parte do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
“O atendimento é diferenciado conforme a idade ou necessidade dos visitantes. Essas visitas envolvem, além da explicação das obras e do prédio, a realização de desenhos, apresentação de peças teatrais e até a e confecção de objetos com massa de modelar”, explicou Cláudia Bassetto, diretora de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura.
A iniciativa faz parte de um projeto educativo da Secretaria Municipal de Cultura, que tem como objetivo dar acessibilidade e proporcionar a inclusão de pessoas com necessidades especiais nos espaços culturais botucatuenses.
“Foi muito emocionante ver o apreço dessa galera com as obras de artes. Creio que a missão da Pinacoteca Fórum das Artes passa também pela inclusão, por proporcionar a todos, sem exceção, o acesso a materiais tão ricos culturalmente”, afirmou a Secretária Municipal de Cultura, Cris Cury Ramos.
Além da exposição de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida de Rodin, a Pinacoteca Fórum das Artes abriga ainda as seguintes exposições:
– A CASA: jogos de luz & cor – exposição individual da artista botucatuense Amélia Piza;
– Memorial Itajahy Martins – gravuras e objetos do artista botucatuense, fundador do MAC;
– Diálogos em contexto – primeira exposição de longa duração do acervo do MAC;
– Conexão Gráfica – exposição de gravuras na Galeria Fórum das Artes.
A Pinacoteca tem recebido grupos para visitas educativas diariamente. Até o momento 11 mil visitantes já passaram pelo local, que funciona de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.
Para o agendamento de visitas educativas, os interessados podem entrar em contato presencial ou pelo telefone (14) 3811-1481, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou ainda pelo e-mail [email protected].
Compartilhe esta notícia