Aluna da Unesp em Botucatu ganha Prêmio Lamas de Pesquisa Avícola

 

Com o trabalho “Latency to Lie e Gait Score em frangos de corte”, a doutoranda Ianê Correia de Lima Almeida recebeu o Prêmio Lamas de Pesquisa Avícola como melhor trabalho na categoria Outras Áreas, durante a 34ª edição da Conferência Facta, um dos eventos técnicos mais importantes do setor de avicultura brasileiro, realizada em Campinas/SP, de 23 a 25 de maio.

Maior evento avícola da América Latina, a Conferência Facta reúne técnicos da agroindústria, consultores, empresários, pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos envolvidos no setor avícola nacional e internacional. O Prêmio Lamas, promovido pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), tem o objetivo de promover a pesquisa acadêmica e laboratorial e a busca de soluções para a cadeia produtiva avícola. Os trabalhos premiados são escolhidos por comissões formadas por técnicos e pesquisadores.

O trabalho de Ianê é parte da sua tese de doutorado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, Câmpus de Botucatu, sob a orientação do professor José Roberto Sartori, do Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal.

A relevância do trabalho, que correlaciona e avalia metodologias para mensurar a incidência de problemas locomotores nas aves de corte, foi reconhecida pela comissão responsável pela premiação. “Estudamos os métodos Latency to Lie e Gait Score para a avaliação de bem estar das aves através de problemas locomotores. A questão do bem estar animal é muito importante na avicultura de corte, até por exigência do mercado consumidor”, comenta a pós-graduanda. “Fiquei muito feliz com a premiação. É um prêmio muito importante na área. Ele dá visibilidade ao Programa de Pós-Graduação e é uma comprovação de que nosso esforço deu certo”.Â

Orientador do trabalho e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da FMVZ, o professor Sartori também comemorou o resultado. “Temos tido vários trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais. O trabalho da Ianê já havia sido premiado na Feira da indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (Ave Sui 2017) e agora teve o reconhecimento como melhor trabalho na categoria Outras Áreas da Conferência Facta. São resultados que indicam a qualidade dos trabalhos que estão sendo conduzidos no nosso Programa de Pós-Graduação”.