Conhecido como gás de cozinha, o GLP é encontrado habitualmente nas residências unifamiliares, restaurantes, escolas entre outros. Seu peso é de acordo com as necessidades de consumo.
Os Botijões de maior consumo são: • 13 Kg, encontrado em residências; • 20 Kg, exclusivo em empilhadeiras a GLP, sendo proibido para o uso veicular, é o único que deve ser utilizado na horizontal; • 45 Kg, utilizado em condomínios, restaurantes, lavanderias e industrias.
Fique atento
O GLP é um produto altamente inflamável, por isso incendeia-se facilmente ao ficar próximo de chamas, brasas ou faíscas.
Quando estiver vazando em um ambiente fechado:
- Leve o GLP para um local arejado;
- Não acenda nada no local, fósforo ou até mesmo um interruptor de luz pode vir a causar uma explosão, devido ao gás vazado
Aquisição do GLP
Ao adquirir o GLP, certifique se o mesmo não está, amassado, enferrujado e o seu lacre não deve estar rompido.
Não adquira o botijão se o fornecedor não for credenciado, evitando assim a aquisição de produtos clandestinos.
Cuidados
Não use mangueira de gás que não tenha o selo do Inmetro, com no máximo 1,25 m de comprimento.
Atentar para a validade do registro, tem que conter a gravação do certificado NBR 8473 e sempre utilizar as abraçadeiras próprias.
Ao trocar o botijão de gás certifique se a mangueira esta integra (dentro do prazo de validade e sem rachaduras)
Além do odor característico do gás para certificar que não há vazamentos passe uma esponja com sabão, nunca realizar o teste com fogo.
Não utilize ferramentas como alicates ou martelos para rosquear o regulador de pressão, a força apenas das mãos já é o suficiente para fechar.
O botijão deve sempre ser instalado de pé e em local ventilado, de preferência do lado de fora da residência, bem como, longe de ralos e grelhas de escoamento de água.
Acendimento do fogão
Acenda primeiro o fósforo e somente depois ascenda o gás, para que esse não venha a vazar a ponto de lhe ferir.
Obrigado !
Da Silva
Compartilhe esta notícia