Unesp traz orquestra Camerata Darcos à Botucatu

Cultura
Unesp traz orquestra Camerata Darcos à Botucatu 27 setembro 2013

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de sua Comissão de Arte e Cultura (CAC), com apoio da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/Unesp (FMVZ), promove dia 4 de outubro, às 20 horas, no Teatro Gino Carbonari, um concerto com a orquestra “Camerata Darcos”. A exibição integra o calendário de atividades culturais em comemoração ao aniversário de 50 anos da FMB/Unesp.

Fundado em 2004, pelo violinista Paulo Paschoal, este projeto se dedica à formação de plateia para a música clássica. Nas apresentações o músico interage com o público apresentando informações sobre os compositores e instrumentos o que torna a música instrumental atraente conquistando a atenção de muitos jovens.

O projeto é uma das principais ações do plano de música para os jovens instrumentistas, sendo um referencial da música erudita no Estado de São Paulo. O repertório, erudito, vai do Barroco ao Moderno,música cigana, danças húngaras de Brahms entre outros. Já o repertório popular abrange MPB, temas de filmes que marcaram a história do cinema e clássicos do rock como: Metallica, The Beatles, Nirvana, Guns N’Roses e Queen.

A orquestra é formada por dezesseis músicos que, nestes cinco anos de atividades, atingiram uma produção de música de concerto de excelente qualidade, capacitando profissionais na área orquestral. Hoje, com dois CDs gravados, sendo o primeiro com música barroca, clássica e romântica e o segundo com um tributo a Zequinha de Abreu, a Orquestra vem se apresentando em diversas cidades pelo Estado, firmando parcerias com instituições governamentais e empresas para concertos didáticos.

{n}Paulo Paschoal{/n}

Violinista, filho de pai violinista e mãe pianista, Paulo Paschoal iniciou seus estudos de violino com seu pai aos 4 anos de idade. Mas, foi a admiração e a vontade de tocar como o irmão mais velho que o motivou a seguir em frente. Aos nove anos deu continuidade aos seus estudos em um Conservatório Musical, onde venceu vários concursos promovidos pelo próprio conservatório.

Em sua trajetória participou de diversas “Master Class” e recebeu orientação de Dimitry Sitkovetsky, Shlomo Mintz e Boris Belkin, entre outros.Foi professor de violino do Instituto Baccarelli que tem por objetivo a formação musical e artística de crianças e jovens de regiões carentes. Já tocou em orquestras como: Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Santo André, Petrobrás Pró Música e Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento