Fica até o dia 14 de junho, na Biblioteca do câmpus de Rubião Júnior, a exposição de fotos históricas FMVZ 50 anos, que reúne algumas das imagens utilizadas no livro O Sonho Possível, que marcou as comemorações das cinco décadas de história da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu. As imagens históricas mostram especialmente o período de funcionamento da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, instituto isolado fundado na década de 1960 e que deu origem ? s quatro unidades da Unesp no município.
Há fotografias dos docentes pioneiros, das edificações iniciais do câmpus, dos primeiros alunos do curso de Medicina Veterinária e até da aula inaugural proferida pelo professor Nicanor Letti, em abril de 1963. Na sequência, a exposição de fotos históricas da FMVZ vai para a Biblioteca Paulo de Carvalho Mattos, na Fazenda Lageado.
O Sonho Possível
O livro O Sonho Possível 50 anos da FMVZ Unesp Botucatu, lançado durante as comemorações do jubileu de ouro da unidade, está ? venda na Diretoria da FMVZ, na sede da Fepaf (Fazenda Lageado) e nas livrarias de Botucatu. Além de dezenas de fotos históricas dos primórdios da FMVZ, o livro traz imagens atuais da Faculdade, produzidas especialmente pelos fotógrafos Aline Grego e Ary Diesendruck.
Em quase duzentas páginas, a obra traça a história da luta dos botucatuenses para conseguir a criação da Faculdade e dos anos iniciais da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Aborda ainda os tempos em que a Faculdade funcionava no chamado Morrinho, a criação da Unesp, a estruturação da FMVZ e oferece um panorama atual das atividades da unidade.
O livro é composto por textos assinados por convidados, com destaque para o dramaturgo e novelista Alcides Nogueira e para o escritor e jornalista Hernâni Donato. O primeiro relata como um jovem botucatuense recebeu as mudanças que a Faculdade provocou no tecido social da Cidade dos Bons Ares. Já o texto de Donato, o último escrito por ele, relata um episódio pitoresco na luta de Botucatu pela Faculdade.
O livro traz ainda textos do prefeito João Cury Neto; do reitor da Unesp, professor Julio Cezar Durigan; do professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto, diretor da FMVZ; do historiador João Carlos Figueiroa; dos jornalistas Armando Delmanto e Sérgio Santa Rosa, além de mensagens dos representantes dos conselhos estadual e federal de Medicina Veterinária.
Compartilhe esta notícia