O sub-secretário de Turismo, professor Fred Vanderlei Pimentel, esteve reunido na noite desta terça-feira com representantes dos blocos carnavalescos e escolas de samba de Botucatu, ligados ? Liga das Escolas de Samba de Botucatu (Liesb), para estreitar os preparativos visando o carnaval de 2011. Entre os assuntos, Pimentel expôs sua pretensão de realizar o carnaval popular no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, na Avenida Dom Lúcio.
Pretendemos promover os desfiles das escolas e blocos no domingo e terça-feira na Rua Amando de Barros e nos outros dois dias, ou seja, sábado e segunda-feira, realizar o carnaval popular. O local é bom, cercado e de fácil acesso população. A idéia é resgatar a tradição dos antigos carnavais com as marchinhas, o ritmo baiano e o frevo. Hoje os bailes carnavalescos viraram uma mistura de ritmos e toca-se de tudo e não é isso que pretendemos, vislumbrou o sub-secretário.
Também faz parte desse projeto, promover atividades também no período da tarde, com participação das escolas de samba e blocos, academia de dança, shows, assim como convidados para fazer uma festa diferente, sempre priorizando a essência do carnaval. É uma festa carnavalesca diferente que pretendemos lançar. É uma experiência e se tudo der certo, a festa será inovada e até ampliada no ano que vem, garante.
No que diz respeito aos desfiles das escolas e blocos na Rua Amando, Pimentel, argumentou que a Prefeitura não pretende dar contribuição em dinheiro, mas irá dar toda estrutura para que os carnavalescos tenham condições de apresentar um bom carnaval. A Prefeitura será parceira das escolas e blocos e, entre outras coisas, irá fornecer os caminhões de som. Como medida de economia algumas mudanças foram feitas no estatuto, como, por exemplo, eliminar a obrigatoriedade da ala das baianas, adiantou.
E o sub-secretário complementa: Vamos observar como as escolas e blocos irão se apresentar e a partir daí iremos preparar o carnaval de 2012, fazendo diversas promoções durante o ano, junto com as escolas. Como eu disse, a Prefeitura será parceira em todas as promoções que os carnavalescos fizerem na cidade. Botucatu já foi referência regional nos desfiles de rua e acredito que poderemos, gradativamente, com o trabalho de todos, buscar esse espaço novamente, finalizou Pimentel.
Compartilhe esta notícia