O Sesi está promovendo em suas 54 unidades instaladas em cidades do estado de São Paulo, entre elas Botucatu, a Mostra de Cinema Nelson Rodrigues 100 anos, que integra a programação especial em homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo. A mostra contempla as produções consagradas pela crítica e títulos menos lembrados que trazem diferentes olhares sobre a obra rodriguiana. As sessões que são gratuitas e com exibição em formato DVD, se iniciaram dia 3 de novembro e se prolongam até 15 de dezembro.
Os filmes selecionados são uma pequena amostra do conjunto de obras produzidas com base nas peças teatrais do autor. Os títulos A Serpente, Bonitinha, mas Ordinária e Engraçadinha Depois dos Trinta, cedidos pela Magnus Filmes, destacam o papel dos textos do dramaturgo na construção da cinematografia brasileira e a versatilidade de sua produção teatral.
A Serpente, última peça escrita por Nelson, começou a ser rodada nos anos 1980 pelo diretor Alberto Magno (filho de Jece Valadão). Já o longa Bonitinha, mas Ordinária, baseado em peça homônima de 1962, estreou na telona em 1964, com direção de J. P. Carvalho. Foi a segunda adaptação cinematográfica dessa obra do escritor. A primeira foi filmada em 1963 e a terceira em 2009.
O folhetim Asfalto Selvagem Engraçadinha, seus Amores e seus Pecados foi publicado pela primeira vez em capítulos no jornal carioca Ultima Hora, em 1959. A série deu origem a dois filmes. Engraçadinha Depois dos Trinta é a sequência de Asfalto Selvagem (1964), ambas produções do mesmo diretor, J. B. Tanko. Em Botucatu a inscrição e horários para assistir aos filmes podem ser feitas pelo telefone (14) 3811-4474.
{n}Sobre o projeto {/n}
O projeto do SESI-SP em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues inclui espetáculos, leituras dramáticas, exposição, exibição de filmes, debates e oficinas. Os destaques da programação, que tem curadoria de Ruy Castro, biógrafo de Nelson, e direção artística de Marco Antônio Braz, especialista na obra rodriguiana, são a abrangência das atividades, a participação de personalidades (entre as quais muitas pessoas que conviveram com ele), a abordagem de aspectos menos conhecidos do dramaturgo como jornalista, escritor, cronista esportivo e folhetinista e o caráter pedagógico das ações com os mais de 400 alunos de iniciação teatral dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP.
Compartilhe esta notícia