SESI Botucatu mostra leitura de texto de Nelson Rodrigues

Cultura
SESI Botucatu mostra leitura de texto de Nelson Rodrigues 24 agosto 2012

No ano do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues (1912-1980), o SESI Botucatu recebe, na próxima quarta-feira (29), ? s 20 horas, a leitura dramática da peça “Viúva, porém honesta”, realizada pelos alunos de múltiplas linguagens do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Itapetininga.

O evento, gratuito, integra o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos, que tem curadoria de Ruy Castro, biógrafo do dramaturgo, e coordenação artística de Marco Antônio Braz, diretor teatral especialista na obra “rodriguiana”. O SESI Botucatu fica na Rodovia Marechal Rondon, km 247+400 metros, no Parque 24 de Maio.

A leitura, dirigida por J. Milton de Souza, orientador de Artes Cênicas do SESI Itapetininga, abordará as rubricas de Rodrigues como elemento de fundamental importância para a compreensão da obra do autor e para a formação artística dos mais de 400 estudantes dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP que integram o projeto itinerante.

Com o evento Nelson Rodrigues 100 Anos, o SESI-SP reafirma o seu compromisso com a democratização do acesso ? cultura. Há mais de 40 anos, a instituição oferece ao público apresentações gratuitas. Na capital e em todo o Estado de São Paulo, os Centros Culturais, os Centros de Atividades e os 22 teatros da entidade promovem exposições, shows, peças teatrais, filmes e eventos literários. Atuando efetivamente na formação de público para as diferentes linguagens artísticas, o SESI-SP atende cerca de 2 milhões de espectadores anualmente.

{n}Sinopse: {/n}

Se Nelson usava o teatro para se vingar de seus detratores, “Viúva Porém Honesta” poderia ser uma dessas respostas malcriadas, porque o protagonista é um jornalista inescrupuloso que tenta convencer uma jovem e linda viúva a abandonar o luto. Tendo estreado em 1957, a peça se afina com o espírito farsesco, sem grandes preocupações com o realismo.

Os personagens lembram sempre ao espectador que é tudo “mentira”, estocada velada nos jornalistas. O ator Jece Valadão interpretava um demônio de chanchada, cínico e amoral. Esse foi seu primeiro papel “rodriguiano” de uma série que incluiria mais uma peça, uma novela de TV e três filmes.

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento