Botucatu não terá mais o Projeto Guri. O município foi comunicado oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 29, pela ONG que administra o projeto do Governo do Estado de São Paulo, de que Botucatu não contará mais com o programa.
A má notícia veio após uma decisão do Governo do Estado que cortou verbas da Cultura, prejudicando o projeto em muitas cidades paulistas. Em Botucatu, o Projeto Guri atende gratuitamente em tempo integral mais de 270 crianças, com aulas de violino, violoncelo, teclado e outros instrumentos.
“Nada fará com que nossas crianças sejam abandonadas. Se assim fosse, não existiria razão de estarmos à frente do Executivo. Com essas palavras demonstro minha insatisfação com a decisão da Associação Amigos do Projeto Guri, de retirar Botucatu dentre os polos do Projeto”, disse o Prefeito Mário Pardini após receber a notícia de que o Projeto seria cancelado em Botucatu.
Corte do Governo do Estado
Um contingenciamento de R$ 148 milhões foi anunciado esta semana pelo governo Dória. A medida afeta corpos orquestrais e de dança,além do encerramento de mais de 150 polos do Projeto Guri. Mais de 60 mil alunos de instituições culturais poderiam ficar desassistidos no estado.
O programa é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
Projeto Guri municipalizado?
Em uma tentativa de reverter a situação para Professores e alunos em Botucatu, o Prefeito Mário Pardini admitiu, após reunião na Prefeitura nesta sexta-feira, 29, que o serviço pode ser municipalizado.
“Sem perder um minuto sequer, já estamos estudando a possibilidade de municipalizar este serviço e oferecer uma estrutura melhor do que a que por anos existiu. Nossos professores, alunos e funcionários não terão qualquer prejuízo”, disse Pardini.
Em Botucatu, o Projeto Guri está instalado na Casa da Juventude, localizada a Rua Benjamin Constant, 161, Vila Jaú, anexo a Estação Ferroviária.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado enviou uma nota para o Acontece Botucatu sobre o assunto. Confira.
“O impacto do contingenciamento nos programas, instituições e ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa está sendo avaliado. As metas são minimizar as consequências e buscar mais eficiência e mais eficácia. Estamos fazendo reuniões individuais com cada uma das 18 organizações sociais, incluindo as gestoras do Projeto Guri, para definir as prioridades e os ajustes necessários. Trata-se de um imperativo da realidade orçamentária do Estado”.
Compartilhe esta notícia