Através do lançamento do projeto Livro Livre, previsto para acontecer na próxima quarta-feira (24), a partir das 16 horas, a Comissão de Arte e Cultura da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), com apoio da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) e Biblioteca do Câmpus, fará no piso térreo do prédio administrativo da FMB, a leitura dramática do texto Valsa Número Seis de Nelson Rodrigues, para comemorar o centenário de nascimento do dramaturgo.
A leitura será feita pela Companhia de Teatro Chafariz, de Botucatu. Quatro personagens lerão o texto sobre a vida da adolescente Soninha, personagem central desse drama rodriguiano.
O projeto Livro Livre é uma iniciativa do tipo BookCrossing – prática de deixar um livro em um local público, para que outros o encontrem, o leiam, voltem a libertá-lo, e assim sucessivamente – tem como objetivos promover o hábito de leitura no âmbito da comunidade acadêmica, o acesso democrático ao livro e conduta cidadã.
Livros de diferentes gêneros estarão ? disposição no saguão do prédio da administração da FMB/Unesp. As obras, obtidas por doação, sem gerar custos para a Universidade, ficarão ? disposição para serem levadas e depois devem se devolvidas onde foram encontradas. Dessa forma, outras pessoas também terão a oportunidade de lê-las, explica Enilze de Souza Nogueira Volpato, diretora da Biblioteca do Câmpus, em Rubião Júnior e membro da Comissão de Arte e Cultura da FMB.
Mensalmente, será divulgada uma lista com os novos títulos que passarão a compor o acervo do Livro Livre. Essa relação terá publicidade em todos os canais de comunicação interna da instituição.
Se você possui algum livro que já leu e quiser disponibilizá-lo para outros leitores pode doá-lo na Biblioteca do Câmpus (Rubião Júnior), aos cuidados de Bruna ou Elida, informando o destino da doação: Livro Livre da FMB/Unesp.
{n}Curiosidade{/n}
Censo intitulado Retratos da leitura no Brasil, em sua terceira edição, comparou dados e constata que, em 2007, 55% da população eram leitores e em 2011 essa porcentagem diminuiu para 50%. O número de livros lidos ao ano também reduziu da média de 3,7% em 2007, para 3,1% em 2011. No entanto, em 2000 esse número era bem mais baixo: 1,8%. Quando consultados sobre o que gostam de fazer em seu tempo livre, 85% das pessoas responderam que assistem ? televisão e apenas 28% lêem (livros, revistas ou textos na internet).
Fonte: Leandro Rocha
Assessoria de imprensa FMB