Pinacoteca receberá a visita do presidente do Instituto Brasileiro de Museus

O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Marcelo Mattos Araújo, estará em Botucatu no dia 08 de fevereiro. Acompanhado pela diretora de Patrimônio Artístico da Prefeitura de Botucatu, Cláudia Bassetto, o presidente fará uma visita técnica às instalações da Pinacoteca, que funcionará no prédio do antigo Fórum e está em fase final de reforma.

 O IBRAM é o órgão responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) e melhoria dos serviços do setor, como aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

 A Pinacoteca de Botucatu será uma parceira da Pinacoteca do Estado, considerado um dos mais tradicionais museus de artes plásticas de São Paulo. O projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura de distribuir o acervo da unidade por polos regionais do interior.

 Estrutura – A Pinacoteca de Botucatu abrigará salas voltadas a exposições temporárias e de longa duração (pintura, gravuras, fotografias), espaços para o setor educativo, leitura, estudo, restauro, ateliês, biblioteca, recepção/bilheteria e um auditório para conferências, além de sanitários e salas para o setor administrativo. Tudo com acessibilidade adequada através de rampas e elevadores.

Um dos destaques será o Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins”, que será instalado no térreo do edifício. O espaço também será aberto para atividades educativas para adultos e crianças. Botucatu será a primeira cidade do Estado a receber a Pinacoteca.

 MAC – Outra visita técnica também está agendada para o dia 06 de fevereiro. Uma equipe do Sistema Estadual de Museus – SISEM/SP – estará em Botucatu para avaliar e dar um parecer técnico sobre as condições de funcionamento do Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins” que se inscreveu para o Cadastro Estadual de Museus.

Instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Sisem congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.