07 novembro 2025
Nos próximos dois finais de semana, Botucatu recebe as apresentações da performance de dança “Paisagens Extranhas”, uma criação do Coletivo Atravessadas em parceria com a artista da dança Maria Reisewitz. A performance faz parte do projeto “Convite ao corpo coletivo” contemplado pelo edital de chamamento público PNAB 2024/03 do município de Botucatu e envolve também a realização de uma residência artística com outres seis artistas de Botucatu.
“Paisagens Extranhas” é uma dança/performance do Coletivo Atravessadas desenvolvida a partir das pesquisas e criações do grupo que envolvem a relação com a paisagem, com materialidades, com os objetos relacionais de Lygia Clark e com o corpo-coletivo. O trabalho, que já foi apresentado em diferentes espaços e paisagens, instaura-se sempre criando um diálogo entre as intérpretes criadoras, o público e o entorno. Neste projeto, essa escuta do ambiente também se aprofunda por meio das investigações que a artista proponente vem realizando em seu mestrado, relacionadas às paisagens e a formação geológica de Botucatu.
“Paisagens Extranhas” é teia que costura paisagens em movimento, tece o espaço a partir de relações criadas pela coletividade, sem nunca se fixar exatamente, fluindo como um rio que nunca é o mesmo. Em diálogo: ao mesmo tempo que escuta a paisagem se inscreve nela e a re-descreve, compõe com outros seres e com o ambiente. Sustenta conexões na distância, tudo é imaginável – linhas do desejo se desenham nos corpos e no espaço, movendo tudo.
A residência de re-criação da performance “Paisagens Extranhas”
Durante a residência será trabalhada uma re-criação da performance “Paisagens Extranhas” do Coletivo Atravessadas que será apresentada em paisagens naturais e urbanas da cidade – formando imagens e relevos que convidam o público e as intérpretes a transformar seus modos de perceber esses espaços.
A iniciativa conta com o apoio do Mirante das Artes, da Feira Cultural Bairro Demétria e da Pinacoteca Fórum das Artes. As apresentações são gratuitas e
acontecem em quatro locais distintos, escolhidos por sua relevância social, ambiental, histórica e simbólica.
Além disso, o projeto “Convite ao corpo coletivo” prevê também a realização de uma apresentação e de uma oficina ministrada pela artista Maria Reisewitz junto ao Coletivo Atravessadas que será realizada em uma instituição de apoio e atendimento à pessoas com deficiência intelectual com data e local ainda a definir.
Sábado, 18 de Novembro – 15h30 Feira Cultural da Demétria, praça na Av. Demétria – Bairro Demétria Acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Sexta, 14 de Novembro – 10h Voçoroca Acesso limitado para pessoas com mobilidade reduzida:
Sexta, 14 de Novembro – 18h Pinacoteca Fórum das Artes, R. General Telles, 1040 – Centro Acessível a pessoas com mobilidade reduzida
Sábado, 15 de Novembro – 20h
Mirante das Artes, Av. Major Matheus, 249 – Vila dos Lavradores
Acesso limitado para pessoas com mobilidade reduzida
















