
Evento abre a temporada de 2025 com apresentação no Espaço IB Eventos.

A Orquestra de Viola e Violão (OVVIB) do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu celebra um marco significativo em sua trajetória. No último dia 16 de março, o projeto completou três anos de existência. Para comemorar a data e dar início às atividades de 2025, a Orquestra irá realizar no dia 03 de abril, às 20h, no Espaço IB Eventos, o Concerto de Abertura da Temporada 2025. O evento contará com a regência especial do maestro convidado, Marcos Maganha, e terá entrada gratuita para a comunidade acadêmica e o público em geral.
A OVVIB possui um amplo repertório e busca destacar a riqueza sonora das cordas dedilhadas, reafirmando o compromisso com a valorização da música instrumental. Para a musicista Vanessa Soler, integrante da iniciativa desde a primeira formação, é uma alegria imensa poder participar desse concerto comemorativo da Orquestra.
“Estou na OVVIB desde o início de sua criação e lembro até hoje do momento em que ingressei no grupo. A Orquestra mudou a minha vida em muitos aspectos. Acredito que a música transforma o olhar das pessoas que tocam, e também das que escutam, proporcionando alegria e outros sentimentos positivos. Os músicos têm uma ligação grande com o público, afinal, quando estamos tocando, trazemos memórias do presente e do passado. Será emocionante”, explicou.
O Concerto de Abertura da Temporada 2025 fortalece a responsabilidade do IBB em fomentar a arte e a cultura, proporcionando momentos únicos para toda a comunidade.
Sobre a OFIBB e a OVVIB
A Orquestra Filarmônica (OFIBB) e a Orquestra de Viola e Violão (OVVIB) do Instituto de Biociências foram criadas por uma iniciativa do docente Mário de Oliveira Neto, Diretor Geral da OFIBB e OVVIB, com o apoio da Fundibio, representada pelo Presidente docente Willian Fernando Zambuzzi, e pelo Diretor Executivo Joel Meza, em parceria com o IBB, sob a liderança da professora e atual Diretora do Instituto, Percília Cardoso Giaquinto, e da Vice-Diretora, Raquel Fantin Domeniconi.
As orquestras contam com a regência das Maestras Renata Ortiz de Villate (OFIBB) e Ana Karoline Beneditti (OVVIB), sendo projetos pedagógicos que oferecem aulas, ensaios e concertos gratuitos abertos ao público. O objetivo é tornar a música acessível a todos, além de fomentar o desenvolvimento técnico e artístico dos músicos da região, bem como promover a cultura musical.
Sob a direção artística do Maestro Fernando Ortiz de Villate, a OVVIB cresceu e conquistou reconhecimento com apresentações em eventos culturais, acadêmicos e comunitários, sempre levando ao público um repertório que transita entre a música erudita e a cultura popular.
Patrocínio e apoio cultural
A OFIBB e a OVVIB contam com o apoio de importantes patrocinadores que acreditam no poder transformador da cultura. Empresas como Plasútil e Caio Induscar são parceiras essenciais nesse projeto, contribuindo para a manutenção e o crescimento das orquestras.
Além de celebrar seu terceiro aniversário e dar início à nova temporada, a OVVIB segue expandindo sua atuação. Neste ano, a orquestra participará de eventos culturais de grande relevância, como a Feira Literária de Botucatu (FLIB), que acontece em setembro, fortalecendo sua conexão com diferentes públicos e promovendo a música como ferramenta de integração e transformação social.
A OFIBB e a OVVIB buscam, inclusive, novos parceiros para contribuir com a manutenção das atividades. A iniciativa possui a aprovação do Ministério da Cultura, fator que possibilita a captação de recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura, sob números Pronac, permitindo que pessoas físicas e jurídicas contribuam com o projeto e reduzam o valor do Imposto de Renda, investindo diretamente em um projeto cultural.
Compartilhe esta notícia