Depois das atrações deste final de semana, o Festival de Inverno que vem atraindo grande público no Teatro Municipal Camilo Fernandez Dinucci, terá prosseguimento nesta quarta-feira, com o espetáculo Carmen baseado na ópera homônima de Georges Bizet.
O Festival teve início dia 14 e segue até o dia 31 de julho. De quarta-feira a sábado as atrações acontecem ? s 20h30 e aos domingos, ? s 19 horas. Os ingressos são restritos a dois por pessoa e devem ser retirados nos dias dos espetáculos na bilheteria do próprio teatro, sempre a partir das 14 horas.
O evento é promovido pela Prefeitura de Botucatu por meio da Secretaria Municipal de Cultura trazendo ? população botucatuense apresentações gratuitas de teatro, dança, música e circo. O evento conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria Estadual da Cultura, Circuito Sesi, Sesc de Piracicaba.
Carmem dará ao público botucatuense a oportunidade de conhecer a história e ouvir as mais conhecidas árias e duetos do repertório mundial de ópera reunidos no espetáculo. O foco é estimular a aproximação das mais diversificadas platéias ao conteúdo da ópera como atividade artística ,possibilitando o acesso a toda comunidade.
Carmen é o segundo espetáculo da série Ópera Contada e Cantada realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através da Coordenação de Fomento da Secretaria de Cultura pontua Cleber Papa, diretor cênico do espetáculo. Desde 2009, vimos trabalhando na série que já apresentou Madame Butterfly, também com a direção musical do Maestro Luiz Gustavo Petri, regente titular da Orquestra Sinfônica de Santos. A Série Ópera Contada e Cantada nasceu de várias constatações e reflexões no Núcleo de Ópera Curta da Casa da Ópera, atendendo a uma demanda da Secretaria de Estado da Cultura, acrescenta.
Papa que é criador do projeto e diretor dos espetáculos lembra que (o projeto) nasceu da necessidade de se criar um formato totalmente aberto e inovador dos tradicionais modelos de ópera estúdio vistos no Brasil. Pudemos perceber que em vários países, França, Espanha, Alemanha estão-se buscando novos formatos em que espetáculos muito elaborados estão sendo utilizados para desenvolver e manter novas platéias para gênero, coloca.
{n}Sobre a Ópera Carmen{/n}
Carmen a ópera contada e cantada é um espetáculo do Núcleo de Ópera Curta. Em aproximadamente uma hora e vinte minutos a história de Carmen e seus amores é contada por Lilas Pástia, um dos descendentes do velho taberneiro que por volta de 1820 recebia a cigana e seus amigos na sua taberna em Sevilha.
O espetáculo apresenta as principais árias e duetos da ópera, com legendas em português. No elenco, quatro cantores, um ator, quatro bailarinos e um cenário ambientado na taberna original ajudam a contar a história.
{n}Programação do Festival
Apresentações no Teatro Municipal {/n}
Dia 20 (Quarta-feira)
Horário: 20h30
Projeto Circulando Ópera apresenta Ópera Carmen
Dia 21 (Quinta-feira)
Horário: 20h30
Oiprocesvê com o Ballet Mariaska
Dia 22 (Sexta-feira)
Horário: 20h30
Sesc Piracicaba apresenta As patacoadas de Cornélio Pires, com a Cia Andaime Teatro
Dia 23 (Sábado)
Horário: 20h30
Circuito Sesi apresenta Amor por Anexins com Dionisios Teatro
Dia 24 (Domingo)
Horário: 19 horas
Circuito Sesi apresenta Traditional Jazz Band
Dia 27 (Quarta-feira)
Horário: 20h30
Concerto de Inverno da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu sob regência do Maestro Marcos Virmond
Dia 28 (Quinta-feira)
Horário: 20h30
Sarau para Radamés com Victor Garbellotto
Dia 29 (Sexta-feira)
Horário: 20h30
Violão Impressionista – Concerto Didático com Diogo Carvalho
Dia 30 (Sábado)
Horário: 20h30
Trovadores Urbanos
Dia 31 (Domingo)
Horário: 19 horas
Contando Causos baseado no livro homônimo do mestre Rolando Boldrin com Núcleo Caboclinhas
{n}Exposições {/n}
Jornada Fotográfica Uma virada histórica
Exposição: até dia 29 julho
Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Praça Coronel Moura, nº27 – Centro
Horário: Segunda a sexta das 10 ? s 17 horas e durante os espetáculos
Cores da Cuesta Desenhos e aquarelas de Luis Antonio Sardinha
Exposição: até dia 31 de julho
Local: Centro Cultural de Botucatu
Praça XV de Novembro, nº30 Centro
Horário: Segunda a sexta das 9 ? s 17 horas
Formas A arte de Gajendra
Exposição: até dia 31 de julho
Local: Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins (MAC)
Avenida Dom Lúcio, nº 755 Centro
Horário: Terça a sexta das 10 ? s 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 12 ? s 17 horas
Fotos : Divulgação
Compartilhe esta notícia