https://www.facebook.com/ProjetoMusicalizando/videos/220269656094523
Os integrantes do Projeto Musicalizando do Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis” fizeram uma homenagem ao músico Botucatuense (violonista e compositor) Guido Bissacot. Os músicos do projeto interpretaram a melodia Parafusando, de autoria do homenageado. (Veja o vídeo acima)
“Através de nosso Grupo de Choro, lançamos uma homenagem ao grande compositor, violonista e arranjador Botucatuense Guido Bissacot. Cada aluno gravou seu instrumento em sua casa , onde foram juntados posteriormente através de edição de áudio e vídeo. Interessante é que contamos com a participação especial do músico Rafael Bissacoti, que é sobrinho-neto de Guido”, disse ao Acontece, Claudemir Ferreira, coordenador do projeto.
“Guido Bizacot fez muito sucesso nos anos 50/60 em Botucatu e no mundo. Tocou em teatros na Europa. Grande compositor e exímio violonista erudito. Através dessa pequena homenagem , gostaríamos de divulgá-lo aos botucatuense, que na maioria, não o conhece”, finalizou Claudemir.
O projeto do Núcleo Assistencial “Joanna de Ângelis” ministra aulas com professores especializados a 220 crianças na área da Música. São aulas de Musicalização infantil, Teoria musical , Piano erudito além de corais ,orquestras, e grupo de choro.
Mais detalhes e trabalhos dos integrantes do projeto podem ser conferidos no link: https://www.facebook.com/ProjetoMusicalizando
Participaram da gravação:
-Claudemir Ferreira – Coordenador do Projeto Musicalizando Violão e Cajon
-Prof. Juliano Gomes – Trombone e Edição
-Prof. José Cláudio – Sax Tenor e Arranjo da Obra
-Prof. Joanna Barbosa – Flauta e Clarinete
-Rafael Bissacot – Violão – Convidado Especial e Sobrinho-neto do Músico Homenageado Guido Bissacori
Alunos do Projeto
Flautas
Bruna Versori
Camila Gabriely
Herick Silva
Júlia Almeida
Vagner Lima
Clarinetes
Gabriel Siqueira
Felipe Ferraz
Pedro Henrick Zanatta
Sax Alto
Gean Carlos
Lucas Lins
Sophia Campos
Trombone
Joyce Emanuele Calixto
Pandeiro
Gabriel Pereira
William Ribeiro
História
Guido Albino Bissacot nasceu em Botucatu, Distrito de Vitoriana, em 2 de outubro de 1902, filho de José Bissacot e Narciza Fachini Guagliume Bissacot, imigrantes italianos.
Na fazenda do Conde de Serra Negra, teve a oportunidade de ouvir Guiomar Novaes ao piano, a quem muito admirava. Num gesto nobre, propôs-se a ensinar música aos camponeses lavradores, formando uma banda de música capaz de competir com os melhores da época.
Como flautista, integrou a Orquestra Sinfônica de Milão, e no tempo do cinema mudo, a Orquestra do Cine Casino, regida pelo piano de Luiz Cardoso.
O som que brotava de sua alma e que propagava através da flauta era, no dizer de Vicente Moscogliato, angelical. Porém, um problema estomacal fez ele optar por outro instrumento, que não o de sopro. Encontraria no violão, com suas riquezas e possibilidades harmônicas, o parceiro de composições e alegrias dai por diante.Dotado de ouvido absoluto e técnica apurada, fez conceitos e recitais na Áustria e Alemanha. Registrou passagem ainda por Madri, inscrevendo-se em concurso promovido por renomado luthier, conquistando o primeiro lugar e executando “Noites Sevilhanas”, que compôs especialmente para o evento. Seus acordes eram personalíssimos.Tinham sua assinatura.
Compartilhe esta notícia