Neste fim de semana tem Circo da Cuesta em Botucatu

A Companhia Beira Serra de Circo e Teatro retorna a Botucatu para apresentar o “Circo da Cuesta”, trabalho inédito desenvolvido pelos artistas botucatuenses através do projeto SESI Viagem Teatral 2019. As apresentações têm entrada gratuita e acontecerão no Ginásio do SESI de Botucatu, na sexta-feira (23), às 20h, e no sábado (24), às 16h.

O ‘Circo da Cuesta’ reúne sete artistas no palco, que se dividem entre apresentações de acrobacias, malabares, mágicas, equilíbrio, música e palhaçadas, para contar uma história que se passa no vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra – um local inspirado nas vilas e municípios da Cuesta paulista – onde uma turma de caipiras se juntou para organizar uma festa de quermesse e acabam se deparando com a ausência dos artistas circenses contratados para animar o evento.

“O Circo da Cuesta é fruto de um desejo antigo da Cia. Beira Serra: criar um espetáculo, ou uma quermesse, que falasse de nós mesmos e, consequentemente, da nossa terra. Todos os integrantes do elenco têm um vínculo muito forte com a cidade de Botucatu. A raiz dessas relações, da cultura caipira e do circo é a nossa matéria prima”, definem os dramaturgos do espetáculo Fernando Vasques e MiMi Tortorella, que também são fundadores da Companhia e estarão em cena.

Além dos artistas em palco, o ‘Circo da Cuesta’ envolve uma grande equipe nos bastidores – que conta, por exemplo, com Direção de Ronaldo Aguiar, profundo conhecedor da linguagem cômica e da palhaçaria, e a culinarista Tereza Telles, responsável pela feitura de quitutes tradicionais do universo interiorano que serão distribuídos aos espectadores em cada apresentação nas unidades do SESI. “Por ser um elenco grande, o ‘Circo da Cuesta’ necessitava de um aporte significativo para sua realização e que foi alcançado pelo projeto SESI Viagem Teatral 2019, para montagem e circulação de espetáculos pelo interior de São Paulo”, destaca Fernando.

O espetáculo estreou em São Bernardo do Campo e em setembro ainda passará pelas unidades do SESI de São José dos Campos, Itapetininga, Franca e Araraquara.

SESI Viagem Teatral

Para Anna Polistchuck, analista de atividades culturais do SESI-SP, o momento atual é de resistência para a produção cultural e sua função social, que é levar a arte e pensamento crítico ao público. “Em 2019, o SESI-SP tem orgulho de ter apoiado o desenvolvimento de duas montagens inéditas de companhias de origem do interior.

No caso de ‘Circo da Cuesta’, o enredo não poderia ser mais apropriado para o cenário atual. Isso porque uma quermesse, a festa onde a peça é ambientada, só acontece por esforço popular, união comunitária, um que traz o bolo e o outro que ajuda na arrumação. E a produção teatral brasileira tem muito desse espírito de equipe, de auxílio e de colaboração mútua”.

O projeto SESI Viagem Teatral apresenta um panorama atual da produção cênica brasileira. A cada ano, cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital. As peças circulam por 15 teatros em todo o Estado de São Paulo. Ao todo, a iniciativa movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, mais de 60 mil pessoas assistiram às produções apoiadas pelo SESI-SP.

Agenda do espetáculo ‘Circo da Cuesta’

SESI Botucatu – Rua Celso Cariola, 60 – Conj. Hab. Eng. Francisco Blasi

23 e 24 de agosto

Sexta 20h e sábado 16h

 

Teatro SESI São José dos Campos – Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos

06 e 07 de setembro

Sexta e sábado 20h

 

Teatro SESI Itapetininga – Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco

13 e 14 de setembro

Sexta 15h e sábado 16h

 

Teatro SESI Franca – Av. Santa Cruz, 2870 – Jd. Centenário

21 e 22 de setembro

Sábado e domingo 16h

 

Teatro SESI Araraquara – Av. Octaviano de Arruda Campos, 686 – Jd. Floridiana

27 e 28 de setembro

Sexta 15h e Sábado 20h

FICHA TÉCNICA – Circo da Cuesta

Comédia circense – Duração 60 minutos.

Direção: Ronaldo Aguiar | Dramaturgia: Fernando Vasques e MiMi Tortorella | Elenco: Dael Vasques, Fernando Augusto, Fernando Vasques, Guilherme Gasperine, Marina Lino, MiMi Tortorella e Willian Novak | Direção Musical: Dael Vasques e Fernando Augusto | Culinarista: Tereza Telles | Iluminador:Osvaldo Gazotti | Cenografia e figurino: Laura Françozo | Cenotécnico: Gabriel Lino | Designer Gráfico: Otávio Henrique | Fotógrafo e Vídeo Maker: Baga Defente | Assessoria de Comunicação e Imprensa:Sérgio Viana | Produção Técnica de Circo: Celso Reeks | Produção Executiva: Cristiani Zonzini (La Stupenda Produções)