Nesta quarta tem Luz no Câmpus na Fazenda Lageado

No dia 29 de agosto, no Auditório “Prof. Paulo Rodolfo Leopoldo”, às 18h, acontece mais uma edição do projeto Luz no Câmpus – Filosofia ao entardecer. A palestra “Do céu à Terra: algumas reflexões cósmicas” será proferida por Rodolfo Langhi, professor do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Unesp, câmpus de Bauru.

Ao contemplar a beleza de um céu estrelado desde os primórdios, a humanidade começou a levantar questões sobre a grandeza do universo, sua constituição e o papel do homem.  “A curiosidade inerente do ser humano até hoje o move a buscar por respostas que expliquem o que acontece no céu estrelado”, comenta o palestrante. “De fato, esta motivadora área das ciências provoca reflexões, contribui para a compreensão da natureza humana e desperta-nos para a responsabilidade e consciência planetária individual, enquanto um ser habitante do único corpo celeste conhecido que pode continuar nos abrigando vivos”.

Rodolfo Langhi é docente da Unesp desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da Unesp, cãmpus de Bauru. É sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, e Prática de Ensino de Ciências e de Física. Trabalha com as disciplinas: Instrumentação para o Ensino de Física; Prática de Ensino de Física; Educação em Astronomia, entre outras.

O projeto Luz no Câmpus é uma iniciativa da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp e da Fundação e Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sob a coordenação do professor Iraê Amaral Guerrini. O evento é aberto a todos os interessados e a entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado a entidades assistenciais. Serão fornecidos certificados de participação para quem solicitar.