Fotos: Luiz Fernando
Com composição de João Vitor Rocha, André de Freitas e Max Rubem Teixeira Lehmann, com interpretação da Banda Dom Pepo, de Belo Horizonte, Minas Gerais, a música “A Cidade” foi a grande campeã da 11ª edição do Botucanto – Festival Nacional da Canção 2014, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o governo do Estado de São Paulo. Evento aconteceu entre os dias 6 a 8 no Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”.
“A Cidade” foi escolhida por um júri técnico formado por por Déo Lopes (cantor, compositor, vocalista do grupo Trem da Viração); Marco Cremasco (romancista, poeta e letrista); Nô Stopa (cantora e compositora); Suzana Salles (uma das cantoras mais importantes do movimento denominado Vanguarda Paulista); e Vicente Barreto (cantor e compositor).
Além de ser a escolhida dos jurados, a música vencedora também teve a preferência do público presente que se entusiasmou com a apresentação da Banda Dom Pepo. “Foi um momento mágico na nossa carreira já que esta é primeira vez que participamos do festival de Botucatu. Fica difícil falar sobre a importância dessa conquista e só temos que agradecer aos jurados e a esse público maravilhoso que nos acolheu com todo esse carinho. Muito obrigada!”, disse o vocalista da banda João Vitor Rocha.
Em segundo lugar ficou a canção: “Tem mais igreja do que supermercado”, de autoria de Totonho, de João Pessoa, da Paraíba, que também interpretou a música. Na terceira colocação foi escolhida a canção “Cartilha”, assinada por Raul Misturada e Gregori Haertel, de Curitiba, Paraná, com interpretação do próprio Raul Misturada.
Coube também ao Corpo de Jurados escolher a melhor intérprete (Dandara Modesto – “Rosa dos Ventos”); melhor arranjo (Banda Dom Pepo – “A Cidade”); melhor letra (Demétrios Lulo e Wagner Barbosa – “Carnais Carnavais”); melhor instrumentista (Daniel Conte – “Temporada de Temporais”), e Cantos da Cuesta ( Banda Assopro – “Copos Sujos”).
Além de músicos de várias regiões do Brasil, a etapa nacional do Botucanto apresentou shows de qualidade, com artistas como Vânia Bastos; Grupo 5 a Seco; Alzira Espíndola e a poeta Alice Ruiz; Vanessa Moreno e do contrabaixista Filipe Maróstica; e Chico César e Dani Black.
A Cidade
A Cidade anda quente e fria
Anda cheia, anda vazia
Aquecendo a economia
Esfriando o coração da gente
Esvaziando noite e dia
Enchendo de orgulho o gerente
Acorrentados da monotonia
Maria às três da manhã já dá bom dia
José às quatro já está de pé
João às cinco pega condução
Maria atravessa o enxame
Pra ir servir na casa da madame
Que se incomoda com o odor
Dos homens de cor.
João chega na construção às seis
Para pagar as contas de fim de mês
Veja que contradição
Não paga o que construiu
Nem a prestação
Favela, colméia de migalha
Feita de papelão e palha
Labuta, barro e navalha
Formigas da democracia
Acorrentados à batalha
Pisoteadas ao meio-dia
Fazendo com que menos valha
Maria ás três da manhã já dá bom dia
José às quatro já está de pé
João às cinco pega a condução
José, motorista e trocador
Dando de trabalhar a quem trabalha dor
Dor o mês inteiro
Domingo, missa, bola e pandeiro
Alforria da senzala pra favela
O que não mostrou o enredo da novela
Que José, Maria e João
Assistem todo dia na televisão
Compartilhe esta notícia