
Entre as iniciativas, no dia 14 o Museu promoverá uma roda de conversa aberta à comunidade para refletir sobre ‘O presente e o futuro da cultura raiz’

Entre os dias 12 e 18 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza a 23ª edição da Semana Nacional do Museu. E o Museu Tião Carreiro, administrado pelo Instituto Jatobás, em Pardinho (SP), terá atividades especiais para marcar a data.
A iniciativa mobiliza museus, centros culturais e instituições de memória a refletirem e promoverem ações em torno de um tema comum, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Neste ano, o foco será “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, explorando como essas instituições podem se reinventar e se manter relevantes diante das mudanças sociais e tecnológicas.
No dia 14/05, a partir das 19h30, o Museu promoverá uma roda de conversa aberta à comunidade para refletir sobre ‘O presente e o futuro da cultura raiz’. O papo será conduzido pela curadora do museu, Karoline Violeira, junto com toda a equipe que cuida do acervo, atendimento e núcleo educativo. “A ideia é abrir esse espaço de diálogo com a comunidade de Pardinho e da região, para que achemos juntos caminhos que fortaleçam cada dia mais a música caipira e a cultura raiz”, destaca Karoline.
A exposição temporária ‘Inezita, a Voz de Nossa Terra’ também faz parte dessa programação especial. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. A mostra convida os visitantes a um mergulho sensível no legado de Inezita, reunindo objetos, obras autorais e registros que revelam sua voz, sua história e sua paixão pela cultura brasileira. Sob curadoria de Karoline Violeira, a exposição conta com a colaboração do violeiro Paulo Freire, do jornalista Aloísio Milani e Paula Maia Leme, neta de Inezita.
Literatura das Dez Cordas
Ainda no mês de maio, o Museu Tião Carreiro promoverá a segunda edição do “Literatura das Dez Cordas”. O bate-papo será com a escritora Myriam Taubkin, sobre seu livro ‘Violeiros do Brasil’. O encontro será acompanhado pelos ponteios do violeiro Wilson Teixeira. A atividade acontece no dia 21/05, às 20h, no Centro Max Feffer (onde fica o Museu), em Pardinho (SP). A ação – gratuita e aberta a todos – é promovida com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), estratégia do Governo do Estado de São Paulo para estimular a produção cultural e artística.
Compartilhe esta notícia