Em 2009, buscando ampliar sua visibilidade, o Museu do Café recebeu a primeira exposição que seria o inicio da abertura do seu “Espaço Cultural”. A primeira mostra foi “Café com Arte”, mostra coletiva tendo à frente na produção cultural Ricardo Cardoso, e na curadoria Oscar D’Ambrosio. A partir dai o Museu se esforçou para consolidar esse novo espaço como opção aos nossos visitantes.
Chegamos a nossa 50ª exposição com obras de Fernando Rockert. Mas para que isso fosse alcançado, muitos parceiros se envolveram. Artistas, galerias, curadores, produtores culturais, e muitos outros. Grande parte de nossas exposições tiveram a curadoria de Oscar D’Ambrosio. Fizemos mostra com artistas locais e com renomados nomes das artes como: Romero Britto, Osmar Santos, Christina Oiticica. Franco Belli, Grupo Oka. Fizemos mostras fotográficas com obras de Vilson Palaro, André Godinho e Manoel Pinto Cunha.
Com isso o público visitante do Museu acabou se acostumando a retornar, pois, sabe que além da inclusão de novos itens no acervo expositivo, as exposições são garantia de ampliar conhecimento sobre arte e também difundir o trabalho dos artistas parceiros. Finalizando um agradecimento a todos os que colaboraram com a consolidação desse importante espaço de arte, e cultura não só para Botucatu para para toda região que visita o Museu diariamente.
Eliana Tsuru
A mostra “O Lirismo dos Peixes” com obras de Eliana Tsuru foi encerrada no dia 12. Mais um sucesso, pois, os trabalhos da artista, que pela primeira vez expos em Botucatu, foram apreciados por 2.674 pessoas. Detalhe que chamou atenção, a EMEF Martinho Nogueira de Botucatu, agendou visita com 9 grupos de alunos na faixa de 6 a 10 anos, com o objetivo de apreciar os trabalhos expostos.
Fernando Rockert
Conforme divulgado, a partir do dia 18 iniciamos a nossa mostra de número 50. Dessa vez os trabalhos são do tatuador e artista paulistano Fernando Rockert. A mostra apresenta trabalho em couro com pirógrafo e, além de telas, o artista deve trazer também outros objetos, como cadeiras e roupas. A mostra vai do dia 18 de maio até 18 de junho podendo ser visitada no horário de funcionamento do Museu, de segunda a sexta e nos feriados, das 8 às 17 horas, já aos sábados e domingos o horário é das 12 às 18 horas. O convite está feito, vale a pena conhecer esse trabalho.
Shopping
No ultimo dia 8 encerramos a mostra de objetos do Museu no Shopping Botucatu. Mais um sucesso na parceria e o Coordenador do Núcleo agradece a toda equipe do Shopping Botucatu pelo apoio e pela iniciativa, Agradecimento especial ao pessoal do Marketing na pessoa de Stéphanie e Lucas, que não mediram esforços para o sucesso da mostra, e a todo pessoal operacional.
Casa do Pinhal
O Museu recebeu correspondência da Gestora da Casa do Pinhal, juntamente com DVD mostrando as diversas etapas do restauro desse importante patrimônio cultural, localizado na cidade de São Carlos. O imóvel pertence à família Arruda Botelho e possui um rico acervo de época. As construções representam um típico exemplo da arquitetura rural paulista no século XIX e XX. A Casa Grande possui como característica marcante sua configuração em “U”, pouco comum para construções daquela época. No caso da nossa Casa Grande, atual Museu, a construção segue a configuração em “L”.
O trabalho de restauro foi minuciosamente executado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diversas áreas, e demandou 4 anos de trabalho. Ao final o resultado impressiona, pois, alguns detalhes estavam escondidos ou, no caso de pinturas, apagados por pinturas recentes. A fazenda está localizada na rodovia Domingos Innocentini, km 4,5 e as visitas podem ser agendadas previamente pelo telefone (16) 3377-9191 ou pelos endereços: [email protected] ou [email protected]
O Coordenador do Núcleo agradece a Gestora Denize pelo envio do rico material
Compartilhe esta notícia