Museu da música caipira será reaberto em Pratânia

Neste sábado (28) será entregue à população de Pratânia e região, o Museu da Música Tonico e Tinoco e Pedro Bento e Zé da Estrada, após um processo de modernização que durou sete meses. O evento está marcado para 19h e será realizado na rua Capitão João Batista e contará com atividades culturais, além da presença de autoridades. A entrada é gratuita e o evento é aberto para todo o público.

Na área de expografia, a instituição recebeu uma nova exposição de longa duração com um projeto que teve como objetivo tornar a visita mais agradável, além de garantir a acomodação adequada dos objetos expostos e sua segurança. Na questão da conservação, toda a estrutura da instituição foi readequada para garantir a integridade e os processos de conservação preventiva, além da implantação da reserva técnica – sendo este elemento a contrapartida da Prefeitura de Pratânia. E, por fim, pensando no Cadastro Estadual de Museus, o projeto também previu a adequação da documentação da instituição conforme os parâmetros do CEM-SP, criando o inventário da instituição, projeto educativo e o regimento interno.

A arquiteta Amanda Lopes diz que o projeto teve como norte a construção de uma instituição completa e que fossem sanados todos os problemas constados como a estrutura da exposição antiga, iluminação deficiente e falta de controle ambiental. Sobre a exposição, Rafael Barbi, proprietário do escritório Pró-História e curador do projeto, explica que a nova exposição dará conta de mostrar a história das duas duplas de forma equilibrada e acessível, levando o visitante a acompanhar de forma bem próxima a história de vida desses ícones e a transformação da própria música caipira.

O prefeito de Pratânia, Davi Pires Batista, destaca a importância do museu pelo fato de o município ter sua base nas tradições caipiras, na música sertaneja. “É uma alegria poder proporcionar à nossa população, e todas as pessoas que vierem visitar o museu a partir de agora, um pouquinho da cultura e história pratiana, através da música. Esse é um momento muito aguardado e temos certeza que trará novos visitantes à nossa querida Pratânia”, destaca. O projeto de modernização foi viabilizado através do Edital 19/2017 do Programa de Ação Cultural (Proac), e elaborado pela parceria entre os escritórios Amanda Lopes Arquitetura e Pró-História Projetos Culturais, da cidade de Salto-SP, que foi constituído a partir das demandas da instituição nas áreas de expografia, conservação e documentação.

Fonte: Jcnet